Siga o Portal do Holanda

Mundo

Coronavírus pode ter sido transmitido por sopa de morcego e carne de cobra

Publicado

em

Foto: Reprodução/Twitter Foto: Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução/Twitter

Carta aberta a Arthur e Wilson Lima


O consumo de sopa de morcego e carne de cobra pode ter sido o transmissor do coronavírus para o homem, segundo informou um estudo publicado no Journal of Medical Virology. A cobra é um predador do morcego e a carne de ambos é consumida na China.

A equipe de cientistas comparou o genoma de cinco amostras do novo vírus com 217 vírus parecidos coletados em várias espécies. A conclusão é que uma proteína do vírus teria sido alterada de forma a se ligar aos receptores das células hospedeiras de uma espécie de cobra e de morcego.

As espécies de cobra e morcego que seriam possíveis hospedeiras não foram especificadas pelo estudo.

O coronavírus surgiu em Wuhan, na China, e infectou mais de 600 pessoas. Casos mais leves podem se parecer com gripe ou resfriado comum, dificultando a detecção.

Já casos mais graves podem evoluir para pneumonia e síndrome respiratória aguda grave ou causar insuficiência renal. Os sintomas incluem febre alta, tosse, dificuldade para respirar e lesões pulmonares.

 

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.