Compartilhe este texto

​Semulsp recolhe 350 toneladas de lixo do carnaval

Por Portal Do Holanda

11/02/2016 13h40 — em
Amazonas



O Carnaval 2016 gerou cerca 350 toneladas de lixo recolhidos pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). Esse volume foi gerado por bandas e blocos carnavalescos e também no entorno do Sambódromo, onde ocorreu o desfile das Escolas de Samba.

A operação de limpeza da Semulsp contou com mais de 200 funcionários atuando no pré e pós carnaval. Somente durante o evento no Sambódromo a Semulsp esteve presente com um contingente de 60 agentes de limpeza.

Para o Secretário Municipal de Limpeza Pública, Paulo Farias, o balanço da operação de limpeza é positivo no que se refere ao cumprimento da lei 1.944, que obriga dos organizadores de eventos a limparem as ruas utilizadas para a realização de festas.  Paulo Farias explica que esse é mais um ponto que Manaus cumpre em relação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que tem como um dos objetivos dividir as responsabilidades pelos custos do lixo também com os geradores. "É importante ressaltar que a maioria dos eventos entendeu a proposta e colaborou com a limpeza pública. Mantendo as ruas limpas, menos lixo vai escoar para os igarapés”, disse o secretário ao explicar que no total, o custo do lixo retirado (da coleta à disposição final no Aterro de Manaus) foi de cerca de R$ 74.200.

Os eventos que não cumpriram a lei já começaram a ser chamados à sede da Semulsp para esclarecimentos ou multa. As bandas de Carnaval que reincidirem receberão multa de 70 UFMs (Unidade Fiscal do Município), com a unidade avaliada em R$ 92,97. Caso ocorra uma terceira infração, será cassada a licença da empresa para a realização de eventos.

Fotos: Marcio James

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: carnaval, Lixo, prefeitura, resíduos, semulsp, Amazonas

+ Amazonas