Compartilhe este texto

Câmara Municipal de Manaus aprova lei para criar o ‘Ensino Direcionado’ na rede pública

Por Portal Do Holanda

22/08/2017 20h44 — em



Manaus / AM - A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou nesta terça-feira, 22, o Projeto de Lei N° 065/2017, que dispõe sobre a implantação do “Ensino Direcionado”, na modalidade de ensino extraclasse, nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Idealizado pelo vereador Professor Gedeão Amorim (PMDB), o projeto vai para a sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB).

Seguindo as diretrizes da educação japonesa, a proposta tem o objetivo   disciplinar a forma de aprendizagem do aluno com um estudo direcionado e autônomo, incentivando o estudante a ser autodidata, a exemplo do que ocorre  com a prática do Kumon.  

“Essa técnica de ensino é uma estratégia para melhorar o aprendizado  e, sobretudo, estimular o estudo direcionado, que tem a finalidade contribuir para a fixação de conteúdos e acima de tudo a construção do conhecimento de forma autônoma. Quem já matriculou uma criança para aprender essa modalidade de estudo, sabe o quanto o aluno avançou no processo de aprendizagem”, destacou Gedeão.

O Estudo Direcionado é uma técnica fundamentada no princípio didático de que o professor não ensina e sim é o agilizador da aprendizagem, ajudando o aluno a aprender. De uma forma especial é uma técnica que põe em evidência o modo como o aluno aprende.

“A grande inovação do método está no fato de não se ensinar ao aluno como resolver o material proposto. Ele é estruturado de forma a fazer com que o aluno solucione os exercícios, sozinho, porque dá uma perspectiva bem mais ampla do que o estudo individualizado”, explicou o vereador.

 

Diretrizes

A prática de estudo é marcada por diversos aspectos como a superação das desigualdades educacionais; melhoria da qualidade social da educação; promoção do princípio da gestão democrática da educação pública; promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do Município e valorização dos profissionais da educação.

“Quanto à contratação de profissionais especializados para ministrar as aulas, o projeto de lei sugere que os  próprios professores passem por um curso de aperfeiçoamento nessa nova técnica, que servirá de grande enriquecimento curricular e melhorará a aprendizagem de seus alunos. Eu conto com a sensibilidade do prefeito de Manaus, Arthur Neto, para implantar esse projeto nas escolas da Semed”, disse Gedeão.

Entre outras características, o estudo direcionado incentiva a atividade intelectual do aluno, intensifica a descoberta de seus próprios recursos mentais, facilitando  nele o desenvolvimento das habilidades e operações de pensamento significativas, como identificar, selecionar, comparar, experimentar, analisar, concluir, solucionar problemas, aplicando o que aprendeu. Além de possibilita o ajuste às que deve executar para alcançar o previsto nos objetivos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: camara municipal de manaus, ensino direcionado, semed

+