Compartilhe este texto

Unesco propõe reconstrução em 3D de peças queimadas no Museu Nacional

Por Portal Do Holanda

18/09/2018 20h42 — em
Brasil


Foto: Reprodução

A chefe da Missão de Emergência da Unesco criada para recompor o Museu Nacional, Cristina Menegazzi, disse nesta terça-feira (18), em Brasília, que o acervo pode ser reconstruído com doações de outros museus e pelo uso de tecnologias avançadas, como impressoras 3D.

Segundo o G1 DF, Cristina disse que alguns objetos do acervo são únicos, mas outros são duplicatas, ou seja, vários do mesmo tipo e que estes acervos podem ser reconstituídos com doações de outros museus do mundo que tenham coleções similares. Quanto às peças que foram completamente destruídas, a chefe da missão sugeriu o uso de tecnologias avançadas “para que o público possa voltar a ver a coleção em sua integralidade”, como as impressoras 3D: “A ideia para as obras que são únicas, que não se podem resgatar, é utilizar as informações que já existem – no inventário ou em livros – para reconstituí-las materialmente com as tecnologias 3D, por exemplo.” “O que importa no acervo são as informações sobre aquelas obras, e não apenas a materialidade delas” completou.

O Museu Nacional foi atingido por um incêndio no dia 2 deste mês. O prédio histórico de dois séculos foi residência da família real brasileira e tinha um dos acervos mais importantes do país.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil, incêndio, museu nacional, Brasil

+ Brasil