Compartilhe este texto

Senado discute se "hoje" será "oje" e se "chuva" será "xuva"

Por Portal Do Holanda

19/08/2014 15h38 — em
Brasil



De acordo com o site do Senado Brasileiro, a Comissão de Educação do Senado está desenvolvendo um projeto que pretende mudar algumas regras da língua portuguesa. Os senadores vão propor alterações para simplificar a ortografia e facilitar o ensino e a aprendizagem da escrita.

Segundo Ernani Pimentel, diretor do grupo técnico da comissão, o objetivo é criar um sistema que tenha um menor número de regras e exceções tornando o ensino mais econômico e prático, pois o aprendizado seria mais eficaz, em menor tempo e sem necessidade de decorebas. Para justificar essa mudança, Pimentel argumenta: “Quase ninguém sabe a ortografia em nosso País. Encontrar quem saiba usar hífen, j, g, x, ch, s, z, é algo raro. Até professores precisam recorrer a dicionários para confirmar como se escreve uma palavra ou outra, de tão complexo que é o nosso sistema”.

Portanto, algumas das mudanças que estão sendo propostas são:

• Exclusão da letra “h” no início das palavras, porque ela não é pronunciada. Exemplos: oje, ora, elicoptero, istória, ipopótamo, omem.

• Exclusão da letra “u” junto com “q” ou “g”, porque ela não é pronunciada. Exemplos: porqe, aqilo, gerra, gitarra, qeijo.

• Substituição do “ch” por “x”, já que ambos têm o mesmo som. Exemplos: flexa, maxo, xá, xocolate, xiclete.

• Substituição de “ç” por “s”, já que ambos têm o mesmo som. Exemplos: moso, asúcar, pescoso.

• Substituição de “s” por “z”, onde “s” tenha som de “z”. Exemplo: bluza, aza, analizar, Brazília, ezuberante,
baze, avizar.

• Substituição dos dígrafos “SS”, “SÇ”, “SC”, “XC” e “XS” pela letra “s”. Exemplos: agresão, demisão, discusão, naso, creso, deso, consiência, desender, fasículo, esêntrico, esedente, esepcional, esudar.

Além disso, o projeto pretende unificar a língua para todos os países que falam português. Já estão sendo realizadas videoconferências com professores especialistas da área de Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde para depois colocar o projeto em votação. Caso aprovado, as novas regras poderiam entrar em vigor em 2016.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil