Compartilhe este texto

Saiba quem é Orlando Diniz, presidente afastado da Fecomércio-RJ preso na Lava-Jato

Por Agência O Globo

23/02/2018 7h02 — em
Brasil



RIO - O presidente afastado da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), Orlando Diniz, —— atua no comando da entidade desde o início dos anos 2000.

Nascido em 1964, no Rio, Orlando Diniz teve seu primeiro contato com o comércio por causa do pai, um açoriano que era dono de um açougue na Urca. Mais tarde, se formou em Direito e assumiu os negócios da família. Logo depois passou a se envolver em entidades de empresários, como o Sindicato de Carnes e a Fecomércio-RJ, onde assumiu seu primeiro mandato em 2000.

A gestão de Diniz à frente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) vinha sendo questionada na Justiça pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), que controla o Sesc Nacional. A confederação o acusa de cometer irregularidades na administração do Sesc Rio.

A briga entre a Fecomércio-RJ e a CNC se arrasta ao menos desde 2010. Em 2012, a administração nacional do Sesc iniciou um processo de intervenção nacional no braço regional por suspeitas de mau uso do dinheiro público. Diniz foi afastado e conseguiu voltar ao posto por força de liminar. Ao fim da intervenção, foi reconduzido ao cargo. Ao longo desses anos, Diniz tem acusado a gestão da CNC de perseguição política. O presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, comanda a confederação desde 1980. Em meio ao imbróglio, Diniz chegou a se candidatar à presidência da CNC em 2013, mas obteve apenas um voto na época.

Em dezembro, , braço da Fecomércio-RJ para as áreas de esporte, lazer e cultura.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil