Compartilhe este texto

Gilmar Mendes cita Bob Dylan e diz que justiça penal ‘pode ser injusta’

Por Agência O Globo

15/01/2018 16h01 — em
Brasil



BRASÍLIA — O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), citou uma música do cantor e compositor Bob Dylan para criticar a Justiça penal. A canção mencionada foi “Hurricane”, baseada na história do boxeador norte-americano Rubin Carter, que passou quase 20 anos preso por um crime que não cometeu. Para Gilmar, a música “mostra o quanto a justiça penal pode ser injusta”.

“Quem pode garantir que amanhã não pode ser você?”, emendou o ministro, em uma publicação em sua conta no Twitter, na amanhã desta segunda-feira.

Nos últimos meses, Gilmar tem sido criticado por diversas decisões suas no STF. Ele reclama do número de prisões preventivas e concedeu habeas corpus para investigados como os empresários Eike Batista e Jacob Barata Filho e o ex-governador do Rio Anthony Garotinho. Em dezembro, o ministro .

Nos últimos dias, circulou em redes sociais um vídeo de . Em outubro, ele também já havia sido , em São Paulo.

Morto em 2014, aos 76 anos, . Ele foi preso acusado pelo assassinato de três pessoas em uma taberna em Nova Jersey, em 1966. Carter foi injustamente declarado culpado em 1967 e mais uma vez, em novo julgamento, em 1976. Passou 19 anos na prisão até ter sido liberado em novembro de 1985, quando seu julgamento foi anulado após anos de apelações e ativismo público.

Além da música “Hurricane”, lançada em 1975, a história do seu calvário também foi contada em um livro e em um filme, estrelado por Denzel Washington e lançado em 1999.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil