Siga o Portal do Holanda

Ciência

Cientistas encontram água em planeta potencialmente habitável

Publicado

em

Cientistas detectaram sinais de vapor d’água na atmosfera de um planeta localizado em uma zona habitável do espaço. Trata-se do o planeta K2-18b - e essa é uma evidência importante na busca de vida fora do Sistema Solar.

 

De acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista "Nature Astronomy", o K2-18b está localizado a 100 anos-luz da Terra. Ainda de acordo com o estudo, ele tem características que podem propiciar a existência de vida extraterrestre.

 

"Encontramos água", disse o astrofísico da University College London, Ingo Waldmann, a jornalistas. A descoberta foi realizada a partir de observações feitas com o Telescópio Espacial Hubble, que analisou a luz das estrelas filtrada na atmosfera de K2-18b.

 

O coautor da pesquisa, o astrônomo Angelos Tsiaras, afirmou que sua equipe de trabalho "está focada na identificação de exoplanetas com condições parecidas com aquelas encontradas na Terra". "Mas é claro que isso não é para encontrar um lugar para onde possamos ir. Isso ainda é ficção científica", advertiu Tsiaras.

 

O K2-18b orbita uma estrela anã na constelação de Leo que fica a 100 anos-luz da Terra. Tsiaras explica que "enquanto a luz sol leva alguns minutos para chegar à Terra, a luz da estrela de K2-18b levaria um século para chegar até o nosso planeta". Portanto, segundo ele, viajar para lá é impossível. "Dado que é tão longe, não temos outra escolha senão permanecer na nossa própria Terra, por isso é importante tornar a Terra grande novamente, em vez de procurar uma alternativa para fugir."

 

Além da tremenda distância que separa a Terra de K2-18b, o exoplaneta provavelmente está exposto a muito mais radiação do que a Terra, diminuindo a possibilidade de encontrar qualquer tipo de vida por lá. Para Tsiaras, ainda assim, a descoberta aproxima os astrônomos da questão fundamental: a Terra é única no universo?

AMAZÔNIA VIOLENTADA. O direito de respirar de nossos filhos

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.