Compartilhe este texto

Autor de violência doméstica terá de ressarcir SUS por despesa com vítima

Por Portal Do Holanda

18/09/2019 1h38 — em
Brasil


Foto: Pixabay

Foi sancionada na terça-feira (17) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) o projeto de lei que obriga autores de violência doméstica a ressarcir o Sistema Único de Saúde ( SUS ) pelas despesas com o tratamento das vítimas .

O texto altera a Lei Maria da Penha e deve ser publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (18), passando a valer em 45 dias.

A lei também diz que o dinheiro devolvido ao estado não pode impactar no patrimônio da mulher agredida e dos filhos. Além disso, não poderá ser usado pelo acusado para aliviar uma condenação penal.

Segundo o Palácio do Planalto, o dinheiro ressarcido irá para o fundo de saúde do governo que fez o atendimento à vítima. O Planalto informa também que a lei não vai impactar no orçamento. "Não cria, nem modifica despesa, tampouco prevê renúncia de receita"

De acordo com dados do Datafolha entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2019, 1,6 milhão de mulheres foram vítimas de violência doméstica , seja espancamento ou tentativa de estrangulamento, no Brasil.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil