Samel realiza II Forum de Enfermagem para discutir novas práticas de assistência e gestão
A enfermagem é uma profissão que tem mostrado compromisso com a coletividade e a saúde do ser humano, participando com dignidade, competência, humildade e responsabilidade dos processos a ela relacionados. Nas instituições de saúde, os profissionais de enfermagem exercem um papel crucial, com metas estabelecidas, avaliações constantes de desempenho e treinamento contínuo para o desenvolvimento de competências de gestão.
Com a proposta de apresentar e discutir novas diretrizes de gestão visando o alcance da excelência na prestação de serviços ao paciente, o Hospital Samel promoveu na última quinta-feira, 12 de maio, a segunda edição do “Fórum de Enfermagem”, realizado no auditório do Hotel Caesar Business, reunindo cerca de 60 participantes, entre enfermeiros e técnicos em enfermagem da instituição.
De acordo com o médico coordenador do evento, Dr. Noaldo Lucena, “o grande objetivo da segunda edição do Fórum de Enfermagem Samel , além de ser uma forma de comemorar o Dia do Enfermeiro (celebrado em 12 de maio), é evidenciar a importância de trabalhar a gestão dos processos que possam garantir a qualidade nos serviços prestados aos nossos pacientes”.
Temas abordados
Durante o Fórum, várias palestras foram apresentadas. A primeira trouxe o tema “Gestão da Assistência de Enfermagem”, ministrada pela gerente de enfermagem Maria Lúcia Cardoso, que falou da essência da enfermagem e sobre como fazer uma gestão eficiente da assistência, aliando teoria à prática, na busca por resultados positivos.
Em seguida, a coordenadora da Qualidade da Samel, enfermeira Ana Beatriz Antony, frisou a importância da gestão da qualidade no âmbito hospitalar. “A Samel possui hoje um grande diferencial a frente de outras instituições ao trabalhar em prol da segurança do paciente e do atendimento humanizado, cuidado este atestado através das certificações Acreditado Pleno, da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a conquista do “Troféu Destaque”, do Programa de Qualidade do Amazonas (PQA), entre outras, como as certificações em nível Diamante e Diamante Prime em Lesões de Pele e Fixação Segura, da certificadora 3M do Brasil”.
Outros assuntos como “Interface da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) na Gestão Intersetorial” e “O Impacto custo/benefício de curativos na gestão hospitalar” foram ministrados por profissionais de enfermagem da Samel e da empresa Convatec, que utiliza tecnologias em cuidados com a pele e lança produtos para prevenções de feridas.
Convidada especial do Fórum, a advogada Nirvana Fonseca apresentou a palestra “Aspectos Legais da Prática de Preenchimento de Prontuários”, onde frisou a precariedade no preenchimento do prontuário por parte das equipes médica e de enfermagem que podem ocasionar grande prejuízo para o paciente, além de prejudicar a defesa da instituição e dos profissionais envolvidos no atendimento.
Finalizando o evento, foi promovida a oficina “Seis metas internacionais de Segurança do Paciente”, onde os participantes foram divididos em grupos e realizaram uma dinâmica, apresentando os resultados obtidos, o que resultou em um debate e troca de experiências.
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