Compartilhe este texto

Jogos de computador podem ajudar a evitar demência

Por Portal Do Holanda

14/11/2016 12h56 — em
Amazonas



Pesquisadores da Universidade de Sydney descobriram que fazer treinamento cerebral com a ajuda de um computador pode melhorar a memória e até o humor de idosos com comprometimento cognitivo leve. O treinamento não é eficaz, no entanto, quando a pessoa já está diagnosticada com algum tipo de demência, como o Alzheimer. Os resultados foram publicados nesta segunda-feira, dia 14, no "American Journal of Psychiatry".

A equipe analisou uma série de pesquisas ao longo de mais de 20 anos e mostrou que o treinamento do cérebro poderia levar a melhorias na cognição global, memória, aprendizagem e atenção, bem como o funcionamento psicossocial (humor e autopercepção de qualidade de vida) em pessoas com comprometimento cognitivo leve. Por outro lado, quando os dados de 12 estudos de treinamento cerebral em pessoas com demência foram combinados, os resultados não foram positivos.

O treinamento do cérebro é um tratamento para melhorar a memória e as habilidades de pensamento por meio de exercícios de computador, que são projetados como jogos.

Para chegar às suas conclusões, a equipe combinou resultados de 17 ensaios clínicos, incluindo cerca de 700 participantes, usando uma abordagem matemática chamada meta-análise, amplamente reconhecida como o mais alto nível de evidência médica. A equipe já usou meta-análise antes para mostrar que o treinamento do cérebro é útil em outras populações, como os idosos saudáveis e aqueles com doença de Parkinson.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: bem estar, saúde, tecnologia, Amazonas

+ Amazonas