Siga o Portal do Holanda

Tecnologia

Cientistas criam bateria a base de xixi que pode carregar celulares

Publicado

em

Cientistas na Inglaterra desenvolveram uma tecnologia que usa bactérias para gerar energia a partir da urina, ela não gera gases poluentes e tem baixo custo: 2 libras esterlinas, que ao converter fica em torno de 10 reais.

Segundo a revista 'Super Interessante', esta criação usa bactérias para produzir energia a partir de matéria orgânica. Funciona da seguinte forma: ao respirarem, as bactérias oxidam moléculas orgânicas e consequentemente movimentam elétrons. 

Essa ação contém o que é necessário para gerar a energia, então os pesquisadores precisam coletar os elétrons enquanto as bactérias respiram. Embora fosse conhecido na ciência, essa modelo não era usado porque a corrente elétrica e a tensão eram baixas, e o foco dos pesquisadores da Universidade de Bath é ultrapassar esse limite.

Na prática, o xixi passa por dentro do mecanismo para que a reação aconteça. Ao contrário das outras formas de gerar energia elétrica, esse processo praticamente não produz lixo residual.

Os cientistas ainda querem mais, o objetivo deles também é levar a energia para regiões em que o sistema cabos de transmissão ainda não chegou, melhorando a tecnologia usando materiais que normalmente são desvalorizados mas que podem ser produzidos diariamente, como foi o caso estudado.

 

com informações do correio 24horas

Os erros do Enem e a redução de notas para estudantes

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.