Compartilhe este texto

Zé tomou cachaça no dia da eleição. Foi preso. Agora juiz diz que prisão foi ilegal


Por Raimundo de Holanda

17/06/2015 0h00 — em
Bastidores da Política



O juiz Erivan de Oliveira Santana, da 59ª Zona Eleitoral, mandou arquivar processo contra José Augusto da Silva Gomes flagranteado no 12º DIP por desobediência às lei 7.473/65. José Augusto estaria bebendo em dia de eleição, mas o juiz considerou que não existe nenhuma lei no Brasil que proíba  o consumo de bebida alcoólica, mesmo em dia de eleição. Na sentença ele afirma que a prisão foi  ilegal e abusiva.

BIRRA DE SP COM AMAZONAS PODE ACABAR

O prefeito Arthur Neto almoçou ontem com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, um dos cardeais do PSDB. No cardápio, o enfrentamento da crise pelos dois estados, que possuem os dois maiores polos industriais de alta tecnologia do país. Eles   trataram entre outras coisas da relação estreita entre a Zona Franca de Manaus e os demais Estados, que entrará na pauta de discussão da revisão do Pacto Federativo, hoje em Brasília, com a Frente Nacional de Prefeitos e com o presidente do Senado, Renan Calheiros.

@@@

Para São Paulo, a Zona Franca é o melhor cliente. Comprou no ano passado R$ 20 bilhões em produtos, peças e componentes da indústria paulista. A “birra” política com o Amazonas é uma questão que tem de ser superada.

GABINETE DE CRISE

A reunião do governador José Melo para avaliação da crise, marcada para ontem ficou para hoje. Melo junto com os secretários vão fazer um balanço geral da redução dos gastos e dos resultados obtidos com a economia de custos. Deputados da bancada governista aguardam o resultado para ter uma resposta para todas as dúvidas da oposição.

TCETur  VOA

Quem está de passagem reservada pela TCETur é o procurador de contas Carlos Alberto Souza de Almeida, que vai para Foz do Iguaçu/PR no fim de junho. Também os servidores Corintho Fernandes de Lima Neto e Frank Douglas Cruz de Farias embarcam em voo da JosAir para São Paulo/SP e Porto Alegre/RS.

FROTA DECOLA

Quem está com a bola alta na Câmara Municipal de Manaus é o vereador tucano Mário Frota, autorizado pelo presidente da CMM, em exercício, Hiram Nicolau, a viajar para Brasília, onde vai se reunir com o deputado federal Arthur Lira e azeitar informações bilaterais. Vai também a Goiânia conversar com Nestor Carvalho Furtado, diretor do Hospital de Medicina Alternativa de Goiânia.

PT E PCdoB CONTRA PROFESSORES

A ala política da Adua está claramente manipulando a greve deflagrada na Ufam, na tentativa de impedir a maioria dos professores da capital que votaram contra a paralisação, de continuarem em sala de aula,  Derrotados na primeira assembleia grevista, no dia 9 de junho, por 257 votos contra 184, os sindicalistas ligados ao PT e PCdoB “inventaram” uma briga que levou à suspensão da assembleia. Voltaram à carga na semana passada deflagrando a greve contra o próprio estatuto da Adua. Ontem professores e estudantes decidiram lutar pelo direito de continuar as aulas.   

SEM CULTO À PERSONALIDADE

A personalização da logomarca oficial do governo pelo governante que assume a cadeira é uma prática antiga e difícil de derrubar. Mas o deputado Serafim Correa apresentou ontem um projeto de lei que pretende por fim a esse culto à personalidade com a coisa pública. Sarafa disse que o correto é o uso dos símbolos oficiais como o brasão, o que vem sendo feito pelo governador José Melo.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.