Compartilhe este texto

Vamos proteger e defender Maria


Por Raimundo de Holanda

17/08/2017 23h05 — em
Bastidores da Política



Maria de Nazaré Lima Menezes ganhou projeção nacional ao denunciar que dinheiro público destinado a saúde no Amazonas estava  escorrendo pelo ralo, através de esquemas que superfaturavam contratos para cirurgias eletivas.

O áudio-vídeo,  onde aparece o irmão do governador David Almeida, Daniel Almeida, ameaçando Maria,  foi visto por 10 milhões de internautas. Mas denunciar esses esquemas, que mexem com o centro do poder, tem seu preço. E é caro.

Maria passou a sofrer ataques em blogs e novas ameaças palacianas, inclusive de prisão, numa inversão de valores.

Quem deveria estar preso por fazer advocacia administrativa, lobby no governo  e ameaçar uma mulher, continua solto. É irmão do governador. Se sente em casa...

Maria tem mais do que ela mesma para se defender contra esses ataques. Tem milhares de pessoas indignadas que, em caso de agressão contra ela seguramente vão para as ruas protestar.

Maria é o sentimento cantado por Milton Nascimento: “ é a força que nos alerta(...) É a dose mais forte e lenta/de uma gente que ri quando deve chorar…”

SAÚDE DOMINA DEBATES

A saúde dominou os debates ontem no plenário da Assembleia. Para os deputados do governo, as explicações do secretário da Susam, Vander Alves deixaram tudo ‘limpinho’ e sem manchas.

Mas para a oposição, é preciso uma CPI para investigar as licitações e os contratos assinados pelo governo. José Ricardo vai ingressar com pedido de investigação junto ao MPE e ao TCE.

@@@

No centro da polêmica, a denúncia de superfaturamento para a realização de cirurgias eletivas, que já estão sob investigação do MPE e do TCE.   

ALERTA GERAL

Para a deputada Alessandra Campêlo (PMDB), o comparecimento do secretário estadual de Saúde, Vander Alves, ontem à Assembleia Legislativa, serviu sobretudo para alertas. “Ficou claro que irmão de governador não manda mais na saúde do Estado e que também tem mutreta nos contratos referentes aos pacientes crônicos renais”, disparou ela.

SERAFIM CONTRA ONGS

O deputado Serafim Corrêa (PSB) puxou as orelhas de Vander Alves ao criticar com veemência os contratos do governo com ONGS na prestação dos serviços públicos de saúde. As organizações não são sérias e não gostam de prestar contas, disse Serafim. “Há 23 anos elas comprometem a qualidade da saúde em nosso Estado”, atacou.

CNJ MIRA TRIBUNAIS

Em reação aos altos salários pagos a juízes do Mato Grosso, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, determinou que o Conselho Nacional de Justiça (CBJ)  acompanhe online os orçamentos dos tribunais de justiça nos Estados.

FARRA EM CONTRACHEQUES

Cármen Lúcia quer maior controle sobre a aplicação dos recursos públicos. Ela suspeita que cortes de diversos estados estão realizando farras em contracheques.

PDT SAI NA FRENTE

O Diretório Nacional do PDT, partido do ex-governador Amazonino Mendes, saiu na frente e ingressou ontem como uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin), junto ao STF, contra a Lei Complementar 160/2017, que legaliza incentivos fiscais fora da Zona Franca de Manaus.

@@@

O presidente Carlos Luppi acionou os advogados do partido em Brasília para ingressar com a ação defendendo o direito exclusivo e constitucional da ZFM de conceder incentivos.

 LUZ PARA TODOS

O presidente da Câmara Municipal de Manacapuru, vereador Francisco Coelho fez ontem uma visita à Assembleia para pedir o engajamento dos deputados na luta pela continuidade do programa Luz para Todos, que pode ser encerrado em 2018 por falta de recursos.

MUDANDO DE NOME 

O PMDB quer mudar de nome, mas não de hábitos. Quer retornar às origens, porém sem devolver o produto dos vícios. O partido dos senadores    e Renan Calheiros, Romero Jucá e  José Sarney não abre mão de suas conquistas ‘sujas’.

Siga-nos no

ASSUNTOS: contraros superfarurados, Susam

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.