Compartilhe este texto

Um governo fraco, instável e vingativo que só prejudica o Amazonas


Por Raimundo de Holanda

19/07/2017 22h03 — em
Bastidores da Política



O governo parlamentar do Amazonas tomou para si o desafio de ‘provar’ que o grupo de deputados que nos últimos anos dobrou-se aos governantes, agora criou coragem para se vingar deles.

Rejeitado por seu partido para disputar a eleição deste ano, o governador provisório não assimila a frustração e alimenta empedernidamente uma ‘vendetta’ particular.

Nesta sequência de ações e contra ações motivadas por ambições desmedidas,  o mais atingido não é o ‘ofensor’, ou ofensores, mas o Amazonas, que está desgovernado e à beira do caos.

Os resultados das idas e vindas a Brasília de agentes do governo acompanhados de advogados, emergem a cada momento em ‘pareceres’ que tentam ressuscitar uma tese vencida.

E vencida não por figuras ‘estranhas’ ao processo como a AGU, mas por decisão de um tribunal superior, o TSE, e referendada pelo decano do Supremo, ministro Celso de Mello.

O NOVO VICE DE REBECCA

O deputado Abdala Fraxe, que teve o registro de candidatura a vice na chapa de Rebecca  Garcia indeferido pelo TRE, vai continuar brigando para permanecer na disputa. Mas advogados do grupo no poder tem aconselhado o parlamentar a desistir e cuidar de pensar em 2018, quando tentará se reeleger  para  Assembleia Legislativa. A ideia é evitar um desgaste político maior e irreversível.

@@@@

A questão é quem ocuparia a vaga de vice na Chapa com Rebecca. O PTN , partido de Abdala,  tem quatro opções:  os deputados Orlando Cidade e Francisco Souza , o vereador Felipe Souza e o ex-secretário de Educação, Algemiro Ferreira Lima  Filho.

@@@

A decisão será tomada, em caso de saída de Abdala, pelo governador provisório, David Almeida, mas a preferência dos seguidores de Rebecca é por Algemiro, que comanda a campanha da candidata no interior. E é bem avaliado  pela área da educação. Além de ser ficha limpa.

REDE QUE NÃO EMBALA

Triste destino do candidato da Rede, deputado Luiz Castro. Justo quando trouxe a Manaus  seu maior trunfo político, a líder nacional Marina Silva, teve as contas de campanha do seu partido nas Eleições 2016, desaprovadas pelo TRE. Desse jeito a Rede não embala.

DIA RUIM PARA LILIANE

O dia foi ruim também para a candidata Liliane Araújo, que teve o veto a sua candidatura mantido pelo TRE. Liliane ainda pode recorrer ao TSE e manter a campanha na rua e na TV e rádio enquanto não sair uma decisão final.

NOMEAÇÃO DIFÍCIL

Ninguém sabe quando o TSE definirá a lista tríplice sobre a vaga da OAB-AM para juiz do TRE-AM. A novela começou dia 5 de maio com o pedido de vistas do ministro Herman Benjamin. Os advogados Charles Garcia, Affimar Cabo Verde e José Fernandes Júnior disputam a vaga.

MUDANÇAS DE DAVID

A temperatura do atual processo eleitoral no Estado leva o governador interino David Almeida (PSD) a realizar novas mexidas na sua máquina administrativa. As mudanças serão anunciadas no fim de semana após cumprimento de agenda, hoje, no Banco do Brasil e Ministério da Fazenda em Brasília.

VANESSA COM APOIO DE LULA

A vinda de Lula a Manaus para fortalecer a campanha de José Ricardo Wendling ao governo suplementar do Amazonas deverá anunciar uma novidade: a pré-candidatura da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) ao governo do Estado em 2018 com o apoio do PT. “Lula me convidou”, garante ela.

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.