Compartilhe este texto

Tudo por um mandato perdido nas urnas: Braga entulha TRE de ações contra Melo


Por Raimundo de Holanda

20/12/2014 21h00 — em
Bastidores da Política



Passados dois meses do segundo turno, o candidato derrotado ao governo, Eduardo Braga, não desistiu do projeto de assumir o comando do cofre do executivo do Amazonas. Uma verdadeira enxurrada de ações judiciais está sendo proposta junto ao Tribunal Regional Eleitoral, com a finalidade de cassar o mandato do governador reeleito, José Melo.  Nem a derrota histórica por quase cento e setenta mil votos de diferença, desanima o senador. Seus advogados trabalham duro na elaboração das peças jurídicas e alimentam  esperança da vitória aos correligionários e financiadores da campanha do ex-governador.



Na intimidade, Braga dá como certa a reversão do resultado das urnas. Caberá ao Tribunal Regional Eleitoral, composto por sete membros, dentre os quais dois advogados classistas, decidir sobre o destino de Braga e Melo. Normalmente os julgamentos em assuntos eleitorais se eternizam e criam um desconforto ao governante e governados. 

SENADOR TAMBÉM TEVE O MANDATO AMEAÇADO

Sob a alegação de compra de votos, o mandato do  próprio senador Eduardo Braga, até hoje é discutido no Tribunal Superior Eleitoral.  O ex-prefeito Amazonino Mendes, cumpriu seu mandato integralmente, sem que tenha havido julgamento definitivo do seu processo de cassação. O deputado Sabino Castelo Branco, também cassado, pelo TRE é outro exemplo da lentidão da justiça brasileira.

@@@

Resta aguardar o desdobramento do terceiro turno da eleição mais disputada na história do Amazonas. O ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, por ocasião da diplomação da presidente Dilma Roussef, garantiu que lá não haverá terceiro turno e que eleição não é guerra. E aqui, haverá?

MANAUS LED

Mais luz nas ruas, menos gasto com consumo, maior durabilidade das lâmpadas. Manaus começa a experimentar neste período natalino a nova iluminação de led, a tecnologia mais moderna na produção de luz elétrica. O  prefeito Artur Neto pretende implantar o sistema em toda a iluminação pública da cidade até o final do seu mandato. Um dos maiores benefícios, além do baixo consumo de energia, é a alta durabilidade das lâmpadas, de 10 a 12 anos. Para uma cidade que troca milhares de lâmpadas dos postes, todo mês, será uma economia significativa.

GASTOU MAIS

O deputado Orlando Cidade (PTN) cometeu pelo menos duas irregularidades na captação e gastos de campanha nas últimas eleições. Com limite imposto pelo partido no montante de R$ 600 mil, ele gastou R$ 663.364,50. Além disso, conforme o TRE/AM, deixou de declarar gastos. Mesmo assim, suas contas foram aprovadas com ressalvas.

NADA HUMILDE

O deputado Marcelo Ramos (PSB) avisa que não quer mais ser parlamentar. Agora, planeja obter um cargo no Poder Executivo. Em outras palavras, deve concorrer à eleição à Prefeitura de Manaus em 2016, embora ele tenha dito que só volta à Aleam se for para ler a mensagem governamental. Sonhar não custa nada.

 Fortlub Eco Xperience 2014

Os políticos já estão viajando para as férias natalinas, mas o manauara poderá assistir neste domingo, um evento que vai reunir esporte, ações educativas e de preservação ambiental. O Fortlub Eco Xperience 2014, realizado pela empresa de lubrificantes Fortlub, em parceria com a Ethernal, vai movimentar o Complexo Turístico da Ponta Negra, com a proposta de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Destaque para o Fortlub Cross Run, com 600 competidores em uma prova de cross country, com 3,5 quilômetros.

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.