Compartilhe este texto

Transparência Brasil omite informação sobre herança política de Braga


Por Raimundo de Holanda

10/06/2014 0h00 — em
Bastidores da Política



A ONG Transparência Brasil retirou Eduardo Braga  da lista de senadores (pelo Amazonas) com parentesco político. Pescou apenas a senadora Vanessa Graziottin, trazida para a política pelo marido, Eron Bezerra, para quem “puxa” votos desde então. Quanto a Braga, a Ong  foi omissa ao fato de que ele é  sobrinho do ex-senador João Braga Jr,  que era da base aliada do governo  militar.

João Braga Jr foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos (de 1962 a 1970) e assumiu o mandato de senador em 1977/79, na vaga deixada por motivo de doença de José Esteves, que faleceu em janeiro de 1978.

Braga Jr protagonizou uma das maiores “pernadas” políticas da história do Amazonas. Chegou a Manaus em 78 dizendo-se governador “indicado” pelo general João Figueiredo, que se tornaria presidente da república (1979 a 1985).

Deu entrevista a um jornal local já como “novo governador”, foi manchete no dia seguinte, enquanto a mídia nacional e local apontava o rival senador José Lindoso como governador escolhido por Figueiredo.

PROCESSO CONTRA SILAS CÂMARA É ARQUIVADO

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargadora Socorro Guedes, mandou arquivar o processo nº 18-21.2010.6.04.0000, classe 42, que o Ministério Público Eleitoral moveu contra o deputado federal Silas Câmara (PSD) por captação ou gasto ilícito de recursos financeiros em campanha eleitoral. O processo já tramitara no TSE.

CONTAS DA SEFAZ

O ex-secretário da Sefaz/AM, Isper Abrahim Lima, está sendo notificado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas para apresentar justificativas acerca de questionamentos do Ministério Público de Contas em relação à prestação de contas do exercício de 2011. Isper Abrahim tem 15 dias para comparecer ao TCE/AM.

ARTUR E MELO
 
O prefeito Artur Neto já deixou claro que o seu ringue nas eleições deste ano é o palanque de Aécio Neves. Mas como homem de palavra vem cumprindo religiosamente o acordo de ação conjunta firmado com o ex-governador Omar Aziz e reafirmado com o governador José Melo. Da mesma forma que Melo tem prestigiado as obras realizadas e entregues pela prefeitura, Artur dá força nos eventos das realizações do governo estadual. “É a união de representantes das duas esferas do poder público pelo bem do povo”.

A LEBRE LEVANTADA PELO PROCURADOR

O procurador-geral de Justiça do Amazonas, Francisco “Chicão” Cruz levantou uma “lebre” que praticamente torna sem sentido a CPI da Pedofilia da Assembleia Legislativa do Amazonas, ao comentar que relatório da CPI da Pedofilia nacional “choveu no molhado” em relação ao escândalo de Coari envolvendo o prefeito Adail Pinheiro. É que o prefeito e demais envolvidos foram investigado pela Operação Vorax, denunciados pelo MPE e têm processo tramitando no Tribunal de Justiça do Amazonas.

@@@

Com isso, as duas CPIs esbarram num princípio jurídico pétreo: ninguém pode ser processado duas vezes pelo mesmo fato.

PSB NA TELEVISÃO
 
Marina Silva e Eduardo Campos dividiram ontem a inserção partidária do PSB no horário gratuito, com o pré-candidato ao governo estadual pela sigla Marcelo Ramos. Os três defendem a construção de infraestrutura física e humana para desenvolver a região, como portos e aeroportos no interior, e linhas de comunicação com telefonia e a internet e de qualidade. Campos conclui com uma frase de duplo sentido: “é hora de unir o Brasil e avançar”.

O BUS  RAPID
 

A prefeitura de Manaus vai entregar hoje pela manhã oito plataformas do Bus Rapid System (BRS) localizadas na Alameda Cosme Ferreira, bairro do Aleixo e na Avenida Camapuã, Cidade Nova. O evento está marcado para as 10h, na Plataforma na Avenida Camapuã localizada em frente a empresa de ônibus União Cascavel.
 
  
Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.