Compartilhe este texto

A teia virtual de Melo


Por Raimundo de Holanda

28/01/2015 0h00 — em
Bastidores da Política



O governador está encarando o desafio de tecer uma teia virtual gigantesca para modernizar as comunicações no interior do Amazonas. Parte do sistema de infovias já existe: está embutido no cabo negativo do Linhão de Tucuruí, com 1,4 mil km de extensão, atingindo sete municípios do interior, e no gasoduto Coari-Manaus 665 km, incluindo ramais para mais seis municípios. Com o programa “Amazônia Conectada”, Melo quer chegar a 7,5 mil quilômetros de infovias, inclusive subfluviais, para interligar 52 municípios nas cinco calhas dos grandes rios. O custo é R$ 1 bilhão. Se conseguir, será pioneiro da modernidade e vai superar todos os antecessores.

Eleição interna agita o Ministério Público Estadual
 
Marcada para o dia 12 e fevereiro, a eleição para a escolha do novo corregedor geral e membros do Conselho Superior DO Ministério Público do Amazonas  tem movimentado os bastidores da instituição. O atual corregedor geral, José Roque Nunes Marques, deverá ser aclamado para cumprir mais um mandato de dois anos frente à corregedoria, vez que é candidato único. Para o conselho superior do ministério público, pela primeira vez na história haverá uma forte disputa entre os atuais membros e os novos pretendentes. Os   nomes dos Procuradores, Rita Augusta, José Hamilton, Flávio Lopes, Nicolau Libório e Noeme Tobias, são os mais cotados para compor o órgão a partir do inicio do mês de março. O conselho superior é encarregado de julgar promoções, remoções, procedimentos disciplinares e outros assuntos afetos à atuação funcional dos integrantes da carreira do MP local. A eleição do novo procurador geral de justiça, Fábio Monteiro, sinalizou no sentido da renovação nos cargos de direção da entidade.

A gente tava na beira do abismo...

A presidente Dilma Rousseff foi no mínimo contraditória em sua fala durante a primeira reunião do novo ministério, realizada ontem. Ela pediu aos 39 ministros que continuem o projeto do PT que “está levando o Brasil adiante”. A contradição está no fato de o Brasil, depois de 12 anos de governo petista estar vivendo uma crise sem igual, diante de uma perspectiva deplorável de crescimento. Lembra uma frase do jogador Athirson, do Flamengo, depois de um jogo que tirou o time da zona de rebaixamento: “A gente tava na beira do abismo, e agora demos um passo adiante”.

 Sem seguro-desemprego

A prefeitura de Manaus (Semtrad) vai suspender, a partir de hoje, por determinação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as operações de atendimento do seguro desemprego, nas unidades do Sine/Manaus. O secretário Paulo Mendonça divulgou nota, ontem, informando que a secretaria está tomando as medidas administrativas junto ao MTE para restabelecer os serviços o mais rápido possível, para evitar prejuízos aos beneficiários. 

 Disputa pela mesa diretora

O domingo vai ser movimentado na Assembleia Legislativa. O expediente começará no horário normal, às 8h, e duas horas depois, às 10h, haverá a sessão de posse dos deputados da 18ª Legislatura, seguida de eleição da nova Mesa Diretora da casa. O atual presidente Josué Neto, cujo mandato termina no dia 31 de janeiro e o colega José Ricardo Wendling são, até agora, os prováveis candidatos na disputa. Até o final desta semana os preparativos são para a acomodação dos 9 novos deputados e seus assessores, além de revisão geral de manutenção dos serviços e sistemas do prédio central do poder.

PSB lança candidato

O presidente do regional do PSB, vereador Marcelo Serafim, lançou, nesta terça-feira, 27, a candidatura de Juscelino Melo Manso à Prefeitura de Parintins na eleição de 2016. Juscelino presidiu a Câmara de Municipal de Parintins e, de acordo com o presidente do regional do PSB, a única possibilidade de seu partido não disputar é se Juscelino não aceitar a candidatura.

PROS ficam sem espaço na TV

O juiz eleitoral Ricardo A. de Sales negou pedido do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) com a finalidade de obter inserções de propaganda partidária no rádio e na TV no decorrer de 2015. Como já havia uma decisão anterior sobre solicitação com esse objetivo, e que fora negada, Sales extinguiu o processo por ser coisa julgada.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.