Compartilhe este texto

TCE mantém punição a ex-reitor da UEA


Por Raimundo de Holanda

18/03/2014 0h17 — em
Bastidores da Política



O ex-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), José Aldemir de Oliveira, teve provimento negado em recurso interposto junto ao Tribunal de Contas do Estado, no qual buscava reformar decisão que lhe imputou crime de improbidade. Ano passado o tribunal condenou Aldemir e mais dois dirigentes da UEA a devolver aos cofres públicos R$ 1,5 milhão. 

@@@

Entre as irregularidades praticadas pelo ex-reitor se encontram contratações temporárias além da quantidade de funções previstas em lei,  despesas sem prévio empenho e falta de prova de quitação de  serviços contratados e pagos. 

@@@

Os outros dois gestores-  Marilene Correa e Carlos Eduardo Gonçalves - envolvidos no mesmo processo e punidos ano passado pelo TCE, também estão recorrendo. 

FICA DIFÍCIL APROVAR A PRORROGAÇÃO DA ZFM

A proposta de emenda constitucional que prorroga os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus entraria em pauta nesta terça-feira, mas foi retirada de forma estratégica e entra amanhã, quarta-feira, para votação. É que a forte reação do PMDB à presidente Dilma colocava em risco a sua aprovação na sessão de hoje. Pode ser  rejeitada amanhã, mas o tempo para discussão e mobilização das bancadas agora é maior. O fato é que sugiram interesses outros, inclusive de natureza meramente eleitoral, que obstaculizam  a aprovação da emenda. 

E POR FALAR EM ZONA FRANCA...

Faz dois anos, seis meses e nove dias que representantes de 20 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, incluindo 11 governadores, assinaram a Carta de Brasília, um conjunto de reivindicações  encaminhadas ao governo federal. Os políticos que assinaram defendiam a excepcionalidade do regime de tributação da Zona Franca de Manaus diante da Reforma Tributária. A carta foi divulgada no dia 9 de agosto de 2011, no Encontro de Governadores realizado em Brasília. Agora, a Zona Franca se sente órfã desse compromisso, já esquecido pela maioria.

BRAGA RECORRE A DEUS

Post do senador Eduardo Braga (PMDB) esclarece que com "otimismo e muita fé, se conseguirá reunir todos na luta pela prorrogação da ZFM por mais 50 anos". Diz ele ainda: “Deus é conosco”. Bem, passados três anos e três meses do mandato da presidente Dilma Rousseff, que prometeu e não conseguiu prorrogar a ZFM, só Deus mesmo para resolver...

A SOBRA

Com dois concorrentes de peso fora da disputa, o vereador Elias Emanuel acredita que desta vez a vaga do PSB na Assembleia Legislativa vai sobrar pra ele. E já se apressou em lançar a pré-candidatura pra não deixar espaço pra outro concorrente. O partido já decidiu que o deputado Marcelo Ramos e o vereador Marcelo Serafim e o presidente regional do partido Serafim Correa vão formar o palanque para o presidenciável Eduardo Campos no Amazonas. O trio vai disputar o governo, o Senado e a Câmara Federal.

PODE RECLAMAR, MAS RIDICULARIZAR NÃO

Pode reclamar, mas ridicularizar não. É assim que pensa o vereador democrata cristão Luis Neto, que depois de assistir o vídeo onde uma turista ridiculariza, ofende e xinga os cidadãos amazonenses, decidiu protocolar uma proposta da criação de uma Lei Municipal para punir por crime de “preconceito e racismo” quem agredir a qualquer cidadão de Manaus com palavras que ridicularizem as nossas origens, cultura e costumes. Será a Lei de Respeito aos Manauaras.

CORRENDO ATRÁS DO PREJUÍZO

Sentindo os efeitos positivos da presença constante da duplaOmar Aziz e José Melo nos municípios,  o senador Eduardo Braga resolveu também arregaçar as mangas e partir pra ação. Tem percorrido o interior nos finais de semana, procurando primeiro reagrupar o seu partido, o PMDB e também anunciando ao povo que vai estar na disputa pelo governo. No discurso, Braga procura passar a ideia, falsa,  de que ele ainda continua no governo, mudando apenas a pessoa do verbo. Agora “nós estamos fazendo”. 

‘Bom caratismo’ chega à câmara municipal

O mais novo vereador da Câmara Municipal de Manaus, Ronaldo Tabosa, que tomou posse nesta segunda-feira, 17, e mandou para casa a suplente Glória Carrate, disse sofrer perseguição desde 2008 e que vai levantar a bandeira da moralidade política e do “bom caratismo”. De repente vai aparecer alguém perguntando quem é mau caráter lá pela CMM.

Carta de seguro

O presidente da CMM, vereador Bosco Saraiva, criou a Procuradoria da Especial da Mulher naquela casa, que terá uma procuradora e duas adjuntas, as quais têm que ser vereadoras. Só que, caso não seja eleita nenhuma vereadora, entra a carta de seguro: o presidente da CMM designará vereadores para os cargos.

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.