Compartilhe este texto

Inspeção do TCE em sistema da Sefaz não avança, 30 dias depois de instalada comissão


Por Raimundo de Holanda

22/03/2018 22h14 — em
Bastidores da Política



A inspeção extraordinária do  Tribunal de Contas  no  sistema de Administração Financeira Integrada do governo do Amazonas não evoluiu, 30 dias após técnicos do tribunal se instalarem na Secretaria de Fazenda. A apuração rápida prometida pela conselheira Yara Lins  esbarra em dificuldades técnicas. O sistema foi colocado em xeque  pela Controladoria Geral da União, que considerou que o AFI é  manipulável, permitindo  movimentações bancárias suspeitas. 

Foi com base nesta conclusão que o Ministério Público Federal identificou desvios de dinheiro da saúde e denunciou   o ex-governador José Melo e ex-secretário de governo. 

Essa demora na conclusão da inspeção é ruim  porque as informações do AFI servem de base para as auditorias realizadas  pelo TCE,  e levanta a suspeita de que a corte de contas não está preparada nem é qualificada para analisar a validade do sistema. 

Uma auditoria independente poderia confirmar de forma confiável se o que a CGU diz é verdade ou a verdade é o que os técnicos da Sefaz dizem: que o  equivoco é da CGU e do  Ministério Público Federal. Por  enquanto prevalece a última versão, que é a base da operação maus caminhos que prendeu José melhor e quatro ex-secretários. 

É GREVE GERAL

Os professores da rede estadual decidiram ontem deflagrar greve geral da categoria por tempo indeterminado, exigindo do governo, entre outras coisas, 30% de reposição da perda salarial e mais 5% de aumento real, vale-alimentação e o repasse do Fundeb. O governo já concedeu quase todos esses benefícios, mas a opção pela greve é claramente política. 

ASPROM X SINTEAM

O movimento paredista dos professores é caracterizado pela disputa entre o Asprom-Sindical, de tendência oposicionista comandado por Lambert Melo, e o sindicato legal Sinteam, presidido por Marcus Libório.

@@@

Na mesa de negociação o governador Amazonino Mendes segue a legalidade, realizando as tratativas com o Sinteam, mas a maior parte dos professores segue a oposição.

DE OLHO EM SABÁ

Depois de conquistar David Almeida, o PSB de Serafim Corrêa agora troca figurinhas com o deputado Sabá Reis.

NOVA RODOVIÁRIA

Proposta de transformação do Aeroporto Eduardinho em um novo terminal rodoviário na cidade de Manaus será levada nos próximos dias à direção do Infraero pelos deputados estaduais. 

DRAMA DA ENERGIA

Emenda do deputado federal Pauderney Avelino (DEM) inclui a Amazonas Energia S/A entre as empresas a serem mantidas sob o controle da União, a exemplo da Eletronuclear e a Itaipu Binacional. Com a privatização do setor elétrico, o Governo Federal quer abocanhar R$ 12 bilhões.

CIDADE RELUTA

Apesar de toda a paparicação da cúpula nacional do Podemos, não é certa a permanência do deputado Orlando Cidade no partido. Convidado a disputar uma cadeira de deputado federal pelo próprio presidente nacional da sigla, senador paranaense Álvaro Dias, Cidade diz estar analisando o quadro com cuidado. “Vou decidir com bom senso”, afirma.

Siga-nos no

ASSUNTOS: ice-am, Manaus, sofá

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.