Compartilhe este texto

Semana começa tensa e promete


Por Raimundo de Holanda

22/06/2015 0h00 — em
Bastidores da Política



O mundo politico aguarda ansioso o depoimento dos executivos  da Andrade  Gutierrez e Odebrecht ( Otávio Marques de Azevedo e  Marcelo Odebrecht), presos na Operação lava-Jato, marcados para esta segunda-feira. Há  um certo ceticismo de que eles vão abrir o bico.  Se abrirem, não cairá a República, como muitos vem afirmando,  mas  muita gente ainda não citada pode aparecer nas delações que inevitavelmente ocorrerão com mais intensidade nessa fase de interrogatórios.  A nível regional, a preocupação é a de que haja muito mais a dizer do que foi revelado, há dois meses, por  Júlio Camargo, executivo da Toyo Setal, que afirmou  ter intermediado  o pagamento de R$ 2 milhões em propina  para a Camargo Corrêa  executar trecho do gasoduto Cori Manaus. O dinheiro, entregue a Renato Duque e Pedro Barusco, pode ter ido parar, em parte, nas mãos de políticos da região. A Gutierrez/Carioca Engenharia construiu o trecho B1, ligando Coari a Anamã, com valor inicial  de R$ 667 milhões.  A semana começa tensa e promete.

VIAGEM CANCELADA

A Aleam, em ritmo de economia e de corte do supérfluo cancelou, na última sexta-feira, 19, as passagens concedidas para Vitória/ES, aos deputados Alcimar Maciel Pereira, Belarmino Lins, Frank Garcia, e aos servidores Isaura Dutra Lindoso Tribug e Marcelo da Silva Oliveira.

DIÁRIO OFICIAL ATRASADO

Desde quinta-feira, 18, fora do ar, o site do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas voltou ao ar, mas, no último sábado, quem quis verificar os atos que deveriam ter sido publicados nas edições de quinta e sexta-feira se frustrou, pois a última edição publicada é de quarta-feira, dia 17 de junho.

MENOS POLUIÇÃO

A isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) por 10 anos para veículos elétricos a bateria ou elétricos híbridos a etanol, de fabricação nacional, e equipamentos para recarga das baterias de tração vai ser votada na terça-feira, 23. O projeto é do atual ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB), e tem parecer favorável da relatora, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB). Ela diz que carro elétrico reduz a poluição.

BOAS INTENÇÕES

Quem está botando fé na transferência do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) para a esfera do Inmetro é deputada federal Conceição Sampaio (PP). Ela afirma que, no futuro, o Mdic tem a intenção de transformar o CBA em instituição de relevância internacional. de boas intenções, o inferno está cheio.

DONO DO PR

O Partido da República (PR), presidido pelo deputado federal Alfredo Nascimento vai perder o senador Blairo Maggi (MT) que confirmou a saída para se filiar no PMDB. Maggi não esconde o motivo para mudar de partido. Ele diz que cansou de estar em "partido que tem dono” ao se referir ao ex-deputado Valdemar Costa Neto (SP) condenado no mensalão.

WILKER FIRMA PARCERIAS

Na última semana de trabalho legislativo antes do recesso, o presidente Wilker Barreto (PHS) assina dois importantes convênios. O primeiro com o Procon Amazonas para dar suporte à CMM na fiscalização do cumprimento das leis municipais, na segunda-feira, dia 22, às 9h, com a presença da presidente da entidade Rosely Fernandes, e na quarta-feira, 24 de junho, será a vez de firmar uma parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em que a Câmara por meio da Escola do Legislativo concederá bolsa para cursos destinados aos menores infratores. O termo será assinado com a presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.