Compartilhe este texto

Seleção do Brasil acanhada e medrosa. E nossos 'ídolos' perdidos em campo


Por Raimundo de Holanda

17/06/2018 21h21 — em
Bastidores da Política



O Brasil fez neste domingo  uma estreia sem brilho diante de uma Suíça mais organizada e jogando com mais empenho. Os brasileiros estavam tímidos, acanhados, empurrados para o canto do campo por uma seleção  que não teve técnica, mas estava determinada a parar os garotos de Tite. E conseguiu. 

O "mito"  Neymar  mais uma  vez se revelou uma antítese - ou a negação  do que o imaginário coletivo o transformou. .  Em campo, erra dribles, encena faltas e, quase sempre chora, como se não tivesse crescido para suportar a dor causada por faltas em campo ou uma derrota. 

Neste domingo, Galvão Bueno se deu conta disso, ao dizer que faltou Neymar. Na verdade o Brasil é mais coletivo, mais aguerrido e mais mortal em campo sem Neymar. E nada mais paradoxo. 

Num País em crise moral, econômica, religiosa e política, ansioso por fabricar  mitos,  Neymar encarna esse momento de busca desesperada por  ídolos que amorteçam  o sofrimento de um povo. Não é culpa dele, é culpa de todos nós, cidadãos de um País sem esperança.

Ah, mais o juiz não deu um pênalti a nosso favor e permitiu um  gol irregular da Suíça. Sim,  mas isso não elimina o fato de o Brasil estar acanhado e perdido em campo. E Tite quando teve que mudar, tirou o homem errado - Gabriel Jesus. Não teve  peito  de tirar Neymar. 

POR QUE MITOS E IDOLOS ?

Mitos porque a narrativa que se faz é que são"monstros"do futebol, verdadeiras lendas.É o que o exagero da imprensa esportiva tenta vender. E  ídolos por causa da veneração que a eles se faz.

 CORRUPÇAO 

“O PT conseguiu tirar o brilho até do que o brasileiro mais gosta... É o vermelho tingindo de corrupção nosso verde e amarelo!” - Zagalo.

 DISPUTA ELEITORAL

A disputa eleitoral no Amazonas entre os dois grupos políticos no poder está claramente dividida entre Manaus e o interior. O governo ataca os municípios com obras . A prefeitura de Manaus abre uma ‘frente de verão’ consertando as ruas da capital.

 OMAR EM AÇÃO

O grupo político liderado pelo senador Omar Aziz tomou a ‘dianteira’ na inauguração do novo porto de Itacoatiara. Acompanhado de Arthur Neto e Alfredo Nascimento, Omar e o ministro dos Transportes Valter Casimiro cortaram a fita do porto batizado de Nelson de Oliveira Neto.

 O CASO ZFM

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia será convocado para tratar do corte nos incentivos do polo de concentrados, amanhã no Senado. Um requerimento dos senadores do Amazonas, para realização de uma audiência pública foi aprovado na CCJ da casa na semana passada .

 NOVA ELEIÇÃO 

A data da uma nova eleição para escolher o prefeito e vice de Novo Airão, deverá ser marcada nesta semana pelo TRE. 

STJ E O WhatsApp

Não vale mais a policia se apoderar do celular de um suspeito, preso  em flagrante e dele extrair imagens e áudios que sirvam de provas contra ele.  Para essa apreensão ocorrer   é necessário de havido, antes, uma medida judicial, foi a decisão   do STJ .   “A análise dos dados armazenados nas conversas de WhatsApp revela manifesta violação da garantia constitucional à intimidade e à vida privada, razão pela qual se revela imprescindível autorização judicial devidamente motivada, o que nem sequer foi requerido”, diz o ministro relator da 4 turma,  Reynaldo Soares da Fonseca’

Siga-nos no

ASSUNTOS: neymar, Rússia, Suíça

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.