Compartilhe este texto

Rotta pode ser forçado a desistir. Braga estuda disputar prefeitura de Manaus


Por Raimundo de Holanda

11/07/2016 23h02 — em
Bastidores da Política



O senador Eduardo Braga (PMDB) está apto a concorrer à prefeitura de Manaus. Ele se desincompatibilizou da função de ministro de Estado no dia 20 de abril. A Lei  prevê quatro meses anteriores a data do pleito. No caso, Braga deixou o cargo bem antes do prazo previsto em lei, que é de quatro meses antes da eleição, marcada para  2 de outubro. Por isso a indefinição no PMDB em torno do nome do deputado Marcos Rotta.. A eventual candidatura de Braga redesenharia o quadro eleitoral, com o vice saindo de um partido aliado, que pode ser tanto o PP ( Conceição Sampaio),  ou  do PT ( José Ricardo)  ou ainda do PC do B ( Vanessa Grazziotin ou Eron Bezerra). Os dois partidos desistiriam das pré-candidaturas no caso de o senador encabeçar uma chapa para disputar a sucessão do prefeito Arthur Neto.

OS PESADELOS DO SENADOR


Pesadelos do senador Eduardo Braga  com relação à Operação Lava-Jato e o receio de que a sua briga judicial com José Melo pelo governo do Amazonas não se resolva este ano no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pressionam a decisão do ex-ministro.

@@@

Braga quer conquistar um  mandato executivo de qualquer maneira para melhor se imunizar quanto a Lava-Jato. Portanto, a conquista da Prefeitura de Manaus seria excelente aos seus propósitos. Mas se não vencer a eleição pode comprometer de forma definitiva o seu futuro político.

 A VISÃO  DA NOVA CORTE ELEITORAL

A nova composição do Tribunal Regional Eleitoral vem demonstrando que nem tudo o que saiu no Fantástico da Rede Globo contra o governador José Melo, deve ser visto como prova absoluta de fraude eleitoral. O juiz de direito Abraham Peixoto  inaugurou a divergência sobre o mérito do julgamento e levou o próprio relator do processo, desembargador João Simões a pedir vista. O gesto do relator, embora tenha mantido ontem o seu entendimento sobre o pedido de cassação formulado pela coligação liderada pelo Senador Eduardo Braga, deixa uma lição de que os julgadores da corte não são cegos seguidores da Rede Globo  de televisão nem da enxurrada de petições ajuizadas pelos advogados do senador. Na fixação e pressa para ver o mandato do governador José Melo cassado de qualquer maneira, a defesa de Braga  repetiu os mesmos fatos para criar massa de acusação e plantar ambiente adverso ao governador. O voto do novo integrante da corte, simples, objetivo e juridicamente irrepreensível serve de alento e certeza de que a justiça deve dar a cada um o que é seu, independentemente de pressões externas. Agora, o juiz Henrique Veiga, que já havia votado pela cassação pede vista, podendo rever o seu entendimento a respeito do fato. 

 OVELHAS NÃO RECONHECEM SEU PASTOR

Líder de um rebanho de mais de 300 mil ovelhas em Manaus, o pré-candidato a prefeito Silas Câmara tem caminhado em terreno pedregoso para apascentar tantos fiéis e reunir os líderes de centenas de igrejas em torno do seu nome. Isto porque lá fora, ao relento, as tentações são muitas e tanto os pastores quanto as ovelhas  gostam de ser bem tratados e alimentados. Se tiver fôlego para colocar todo o rebanho juntinho, que nem flocos de algodão, isso antes do início da campanha eleitoral oficial, Silas vai ter tempo para correr atrás de eleitores de outras crenças. O maior problema, até aqui, é que muitas ovelhas não o estão reconhecendo como seu pastor.

PIRARUCU SEM SAL

A apreensão de carne de origem silvestre na Feira do bairro Liberdade, em Manacapuru, no domingo (10), pelo Batalhão Ambiental, deverá pautar a reunião plenária desta terça-feira (12) da Assembleia Legislativa.

@@@

A carne apreendida era de propriedade do deputado estadual Orlando Cidade (PTN), que se irritou com o órgão e prometeu levar o assunto hoje à tribuna da ALEAM. Segundo o Batalhão, o grande estoque de carne de pirarucu foi apreendido por causa da documentação irregular, “notas fiscais frias”, contrariando a legislação ambiental.

@@@

Cidade bateu boca com oficiais do Batalhão Ambiental e, em desabafos à mídia, deixou escapar que vai abater mais de mil pirarucus para as comemorações alusivas ao aniversário de Manacapuru no próximo domingo (16), já tendo, inclusive, convidado o jornalista Phelippe Daou, proprietário da Rede Amazônica de Televisão, para saborear o “bacalhau amazônico” no evento.

LDO TEM RELATOR

Conforme designação do presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, Adjuto Afonso (PDT), o deputado Belarmino Lins é o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que tramita no Parlamento Estadual.

@@@

A matéria vai à votação nesta terça-feira no plenário Ruy Araujo.

FAROL ACESO

Estão dizendo que não influi nem contribui, mas não deixa de ser um alerta para o famoso ‘ponto cego’ do retrovisor. Com o farol ligado não dá pra ficar ‘escondido’ no canto traseiro do veículo que está à frente e o condutor poderá manobrar com mais segurança ao trocar de faixa. Assim é a nova regra dos faróis do carro acessos nas rodovias durante o dia, mesmo que o sol esteja escaldante e brilhando como nunca. Afinal, o que mais causa acidentes nas rodovias é a irresponsabilidade dos motoristas e as péssimas condições das pistas.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Eduardo Braga, Manaus, marcos rotta

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.