Compartilhe este texto

Querem fritar o ministro


Por Raimundo de Holanda

23/01/2015 0h09 — em
Bastidores da Política



Ao contrário do que alguns vêm dizendo, o  ministro Eduardo Braga tem um bom relacionamento com a presidente Dilma, mas criou inimigos ferozes no governo. Esses torcem para que sua passagem pelo  Ministério das Minas e Energia seja curta.Braga contribui com os que conspiram contra ele. Num momento delicado para o País, à beira de um racionamento de energia,  ele se expõe desastradamente, com declarações quase sempre atropeladas pelos fatos. Por exemplo, no dia em que disse que o Brasil não vivia uma crise de energia, o País começou a importar  o produto da Argentina para atender uma demanda crescente.

Braga não vai sair do ministério amanhã ou mês que vem. Primeiro,  porque é um ministro com mandato de senador, com respaldo de um grande partido – o  PMDB.

Segundo, por que a decisão de demiti-lo, caso adotada por  Dilma, revelaria que a presidente não sabe escolher seus principais assessores ou é refém dos partidos políticos que lhe dão sustentação no Congresso.

E terceiro, porque Braga não é tão ruim assim – não o melhor mas também não é o pior ministro do governo Dilma. Apenas  fala quando deveria calar.(RH)

ENCONTRO NA PRAIA

Praia do Forte, Imbassaí, Diogo e Costa do Sauípe são algumas das mais badaladas nos 28 quilômetros de praias do município de Mata de São João/BA, encravado no Recôncavo Baiano e para onde o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Josué Filho, vai participar do 3º Encontro de Estudos Estratégicos dos Tribunais de Contas, no período de 29 a 31 de janeiro.

@@@

Enquanto isso, o conselheiro Ari Jorge Moutinho da Costa Neto foi designado para, a bordo do JosAir, se deslocar para São Paulo, aonde vai tratar de assunto de interesse do TCE/AM nos dias 22 e 23 de janeiro, sem declinar que assuntos são esses. Deve estar de volta neste sábado, ou não?

CONTAS DESAPROVADAS

O deputado Francisco Souza (PSC), que suou para conseguir regularizar sua situação eleitoral e ser diplomado como deputado nas eleições de 2014 teve sua prestação de contas de campanha desaprovada pelos juízes do Tribunal Regional Eleitoral.

SABINO SEM RECURSO

O deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB) também recurso negado pelo desembargador João Mauro Bessa no processo nº 509-88.2012.6.04.0001 - Classe 30nde prestação de contas do então candidato Sabino Castelo Branco.

NEM CONTRADIÇÃO, NEM OBSCURIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral rejeitou embargo de declaração em recurso de representação apresentado pela empresa DCC Comunicação e Durango Duarte contra o governador José Melo e seu vice, José Henrique, considerando a inexistência, na decisão relativa ao processo nº 978-69.2014.6.04.0000, classe 42, de obscuridade, erro material ou contradição.

BELÃO NÃO QUER TER TRABALHO...

O TRE-AM tem a expectativa de cadastrar até maio de 2016, mais de 1 milhão de eleitores na capital. Mas para o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Belarmino Lins, dificilmente a corte atingirá esse objetivo se não descentralizar os serviços nas quatro zonas de Manaus. Por isso, Belão vai reforçar a sua proposta de instalação de um posto de
biometria eleitoral na sede do Poder Legislativo, que além dos mais de mil servidores irá atender as pessoas que diariamente vão tratar de assuntos com seus deputados.

PEDIDO NEGADO

O processo nº 1004-67.2014.6.04.0000, classe 3, onde a representante é a Coligação Renovação e Experiência e tem como representados o governador José Melo (Pros) e mais 24 pessoas com status de secretários, já tem mais de 2 mil páginas e o desembargador João Mauro Bessa negou solicitação para produção de provas à representante, que quer a cassação do registro ou do diploma do governador por conduta vedada a administrador público.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS ESCOLAS

O prefeito Artur Neto ganhou um novo aliado na sua luta para baixar os custos de manutenção da administração municipal. O presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Radyr Oliveira, fechou parceria com a prefeitura de Manaus para implantar o programa de eficiência energética em 13 escolas municipais. Elas vão ganhar 449 condicionadores de ar novos, a substituição de 4,6 mil lâmpadas, e a troca de 2,3 mil reatores. A economia será de R$ 500 mil por ano. Nada mau no momento que o Brasil vive uma nova crise energética.

Siga-nos no

ASSUNTOS: dilma, ministro Eduardo Braga, Portal do Holanda

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.