Compartilhe este texto

Quando a paixão cega


Por Raimundo de Holanda

25/12/2014 21h00 — em
Bastidores da Política



Após seguidas negativas por parte do Desembargador Yedo Simões, em autorizar que o juiz plantonista revisse a revogação da prisão preventiva da socialite Marcelaine Santos Schumann, acusada de ser mandante da tentativa de homicídio ocorrida no início do mês de novembro, o advogado José Bezerra, o Zico, impetrou ontem (24), no Superior Tribunal de Justiça, Habeas Corpus pretendendo revogar a prisão decretada pelo juiz Mauro Antony.

No meio forense o comentário é que o advogado foi para o "tudo ou nada".  Se conseguir a revogação da prisão de Schumann se consagra e se não conseguir, ela estará fadada a mofar na cadeia, diante do ambiente desfavorável que se criou em torno do caso. Para um advogado criminalista experiente ouvido pelo PORTAL DO HOLANDA, "a simples apresentação da suspeita, logo após as denúncias formuladas pelos demais acusados, teria evitado a decretação da prisão cautelar". Rigorosamente, afirma outro advogado criminal, "a prisão só foi decretada pela repercussão do caso e não pela necessidade da manter a suspeita presa, já que não possui antecedentes criminais, tem residência fixa e data marcada para voltar". 

Caberá ao Ministro Félix Fischer, da quinta turma do STJ, decidir se Marcelaine Schumann voltará a Manaus como criminosa perigosa, que precisa ser mantida presa antes do julgamento do processo, ou como uma amante apaixonada que cometeu um desatino passional, o que poderá lhe custará a privação da liberdade por um longo tempo.

CAMPEÃO DE AUSÊNCIA 

Entre os oito deputados federais do Amazonas o que mais deixou de comparecer às 82 duas sessões da Câmara dos Deputados realizadas até o dia 18 de dezembro foi o (quase ex) deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB). Não compareceu a 50 das sessões, mas só deixou de justificar uma ausência.

EM SEGUNDO LUGAR

Com mais de 166 mil votos nas últimas eleições, o deputado federal Silas Câmara (PSD) é o segundo em votação, porém, não é tão assíduo às sessões parlamentares. Ele deixou de comparecer a 39 das 82 realizadas, embora tenha achado justificativas para todas as ausências. Só perde para Sabino Castelo Branco.

DESAFIOS PARA O NOVO SECRETÁRIO

O delegado federal Sérgio Fontes é um dos maiores especialistas do quadro atual da Polícia Federal. Em novembro figurou na lista tríplice eleita pelos colegas, e enviada ao ministro da Justiça, para a escolha do novo superintendente da corporação. Agora, é ele quem vai comandar a reestruturação do Sistema de Segurança do Amazonas, no novo governo que começa no próximo dia 1º de janeiro. Com ele no comando da Segurança, o governador José Melo quer resolver problemas cruciais como a repressão ao crime organizado e tráfico de drogas urbano, e a segurança do cidadão.

@@@

Sérgio Fontes, que é diretor de gestão de pessoal da PF em Brasília, tem currículo de sobra pra isso: atuou na repressão a entorpecentes, como delegado regional executivo e regional de combate ao crime organizado; foi professor da Academia Nacional de Polícia e superintendente da PF em Rondônia e no Amazonas; e tem cursos de Swat Team e Gerência de Segurança Pública pelo Departamento de Estado americano.

ESCOLAS PREMIADAS

O setor financeiro da SEDUC confirmou que o pagamento do 14º, 15º e 16º salários para os funcionários das escolas que atingiram as metas do IDEB, deverão ser pagos na próxima terça-feira (30). O prêmio serve de incentivo e já premiou várias escolas no Amazonas.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.