Compartilhe este texto

Quando os marqueteiros erram. E feio


Por Raimundo de Holanda

18/09/2014 0h00 — em
Bastidores da Política



A assessoria do candidato Eduardo Braga errou ao recomendar a gravação de vídeo no qual  ele  afirma que não promoveu badernas, não comandou assaltos e que não é o responsável pelo que  chama de desmando na segurança pública. Errou porque não havia ( como não há)  sequer a suspeita de que o senador comandaria esse tipo de delinquência. E Braga aparece com a cara de quem dormiu mal ou acabara de acordar, apesar da gravação ter sido feita dentro de um carro. Ficou uma impressão ruim, mas política é assim mesmo: o improviso muitas vezes atrapalha.  

DO FOLCLORE POLÍTICO

Perder voto só por fatalidade, mas às vezes até elas acontecem. A oposicionista Beth Azize e a governista Raimunda Dionísia não se cheiravam bem e viviam travando discussões na Câmara Municipal. Nas eleições de 1986 disputando para deputada estadual, Dionísia estava na porta de um colégio fazendo boca de urna já no final da tarde, quando viu uma eleitora aflita querendo entrar, mas o guarda já fechava o portão.  Foi ter com o guarda e fez ele deixar a senhora entrar: “Não esqueça de votar em mim!”, disse. Pouco depois a mulher voltou toda feliz: “Muito obrigada, dona Beth Aziz , eu votei na senhora!”.

MARINA EM MANAUS

A candidata à presidência da República, Marina Silva estará em Manaus no próximo domingo (21), para realizar um comício cumprindo agenda de campanha. O anúncio foi feito pelo candidato governador do PSB, Marcelo Ramos, que ontem fez também um desagravo à candidata presidencial pelos ataques que a ex-senadora vem sofrendo movidos por membros do PT. “É legítimo as pessoas não concordarem com as propostas da candidata do PSB, mas é antidemocrático agressões sem fundamento”.

AQUI ENTRE NÓS

O historiador Marco Antônio Villa afirmou no programa “Aqui entre nós”, que “o PT está colocado contra a parede, o partido sabe que a sua sobrevivência depende da desmoralização, mais do que da desconstrução... da adversária Marina Silva”. Ele acusa o partido de ser “uma máquina de destruir reputações” e diz que os braços do PT no governo somam mais ou menos 60 mil pessoas, que vão vocalizar as calúnias urdidas por João Santana e Lula. Villa enumera 25 mil cargos de confiança federais, das empresas estatais, os fundos de pensão, ongs aliadas e jornalistas de aluguel, nesse processo. E não garante que Marina sobreviverá.

O QUE MELO ENFRENTA

Se a campanha presidencial esquenta com o clima de agressões, a campanha para a sucessão ao governo do Amazonas chega a um ponto crucial. Mãos invisíveis desatam um novelo gigante de imbróglios na segurança pública criando uma sucessão de obstáculos à caminhada do governador e candidato à reeleição José Melo. Muito parecido com o que acontece em relação à candidata presidencial Marina Silva, só com papéis invertidos, onde o alvo é o governante, que entre outros partidos também enfrenta o PT. 

BIOGRAFIA NO DIÁRIO OFICIAL

Para quem está incomodado com a biografia do governador José Melo, publicada no site do governo estadual, agora tem mais um local para consultar ou tentar retirá-la do ar: é a edição nº 191, de 16 de setembro, página 6, do Diário de Justiça Eletrônico, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM).

REDUÇÃO SALARIAL NA ALEAM

Se, apenas se, fosse eleito governador, o candidato Herbert Amazonas (PSTU) diz que reduziria o salário do governador e, também, o dos deputados estaduais. O problema é que, quem aprova aumento ou redução de salários dos deputados são eles mesmos, com base no que é pago aos deputados federais. Como as chances de Herbert Amazonas chegar lá são reduzidas, nem susto os deputados vão ganhar.

‘SEM SERVENTIA’

A presença do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, em sessão da CPI mista do Congresso Nacional que investiga o propinoduto na estatal do petróleo, não teve nenhuma serventia, conforme reclamação da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que já deveria saber que Paulo Roberto Costa não diria nada que pusesse a perder o acordo de delação premiada feito com autoridades do Judiciário.

VISITA TÉCNICA

Pão de Açúcar fica no Estado de Alagoas com acesso pela BR-101. Cidade com cerca de 24 mil habitantes, fica a 239 km de Maceió e tem entre suas atrações turísticas o sobrado que hospedou D. Pedro 2º e as praias Central, Abaiti e das Mangueiras. É para lá que vai o conselheiro Alípio Reis Firmo Filho, designado pelo presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado, Ari Moutinho Jr., fazer visita técnica entre os dias 22 e 25 deste mês.

MAIS PASSAGEIROS NA TCETUR  

Nos outros voos previstos pela TCETur têm passagens reservadas a servidora Kátia Maria Neves Lobo, com destino à Cidade Maravilhosa, enquanto o procurador Carlos Alberto Souza de Almeida decola para Curitiba/PR.

CONTAS APROVADAS

As prestações de contas dos exercícios de 2012 e2013, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, está devidamente aprovada sob a chancela do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Josué Neto, conforme decreto publicado no Diário Oficial Legislativo de 16 de setembro.

@@@

Outro decreto da Aleam também aprovou a prestação de contas do governo estadual do exercício de 2013, último ano de gestão do ex-governador Omar Aziz.

TRÂNSITO SEGURO

Condutores e proprietário de veículos do Amazonas podem ganhar até 20% de desconto no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) se não infringirem as regras do Código de Trânsito Brasileiro. É o que determina a lei estadual nº 203/2014. Os descontos são de 10%, 15% e 20% e estão relacionados aos períodos de um, dois e três anos sem cometer infrações.

INCENTIVO ÀS COOPERATIVAS

Emenda constitucional aprovada pela Aleam e publicada no Diário Oficial Legislativo determina a isenção da cobrança de quaisquer tributos de competência do Estado do Amazonas nas transações efetuadas entre essas sociedades devidamente constituídas.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.