Compartilhe este texto

Propina, ratos e delatores


Por Raimundo de Holanda

17/11/2014 23h52 — em
Bastidores da Política



O Brasil tornou-se um país de acontecimentos controversos. De repente, em meio a um escândalo que envolve dezenas de acusados de alta patente, surge um personagem de terceiro escalão fechando “acordo” de delação para devolver a bagatela de 100 milhões de dólares, surrupiados por ele das contas da Petrobras. Quanto vale isso? Só módicos 252 milhões de reais. 

Então, se compara: se um simples propineiro intermediário possui tudo isso, e certamente mais, em contas no exterior, imaginem os tubarões das empreiteiras e o “chefe” petista da rapinagem Renato Duque, que dirigia o esquema. É o Juízo Final, mesmo.

PP OU PR?

Decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, datada de 14 de novembro, declara desaprovada a prestação de contas do Partido da República (PR), exercício de 2012, no entanto, na ementa do despacho o partido citado é o Partido Progressista (PP). Com isso fica a dúvida: qual partido vai perder o direito às cotas do Fundo Partidário?

ESCOLAS ABERTAS

O vereador Samuel da Costa Monteiro (PPS) quer que a escolas municipais sejam usadas pela comunidade em horários nos quais essas instalações públicas permanecem ociosas, principalmente nos fins de semana. Diz Samuel que atividades educativas, culturais e esportivas podem estreitar parceria com a comunidade.

CIDADÃO BENEMÉRITO

A Câmara Municipal de Manaus publicou no Diário Oficial Eletrônico desta segunda-feira, 17, decreto legislativo que confere ao ex-prefeito Amazonino Mendes o diploma de “Cidadão Benemérito”. O Negão, que anda sumido, vai gostar dessa homenagem.

CESAGUA NAUFRAGA

Constituída em 25 de março sob a presidência do vereador Wilker Barreto (PHS) para tratar da implantação da tarifa social, taxa de esgoto, religação de água e universalização do serviço de abastecimento, a Comissão Especial da Água (Cesagua) tinha 120 dias para emitir relatório conclusivo, mas decorridos 282 dias, o prazo foi novamente prorrogado para 31 dezembro. Parece que a Cesagua está indo a pique.

SINÉSIO X DILMA

O petista Sinésio Campos resolveu enfrentar a presidente Dilma Rousseff. A briga e por causa do veto presidencial ao projeto que autoriza a criação de novos municípios e Sinésio Campos é a favor. Assim, apelou aos colegas federais para que façam o possível para derrubar o veto de Dilma à matéria. Vai ver que Sinésio quer ser prefeito em um desses novos municípios.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.