Compartilhe este texto

A prisão de Lula e os sabotadores da democracia


Por Raimundo de Holanda

05/04/2018 20h35 — em
Bastidores da Política



A prisão de Lula  - ele deve se entregar à Policia Federal por ordem do juiz Sérgio Moro - é o grande espetáculo desta sexta-feira. Se é consequência da aplicação da justiça, também serve para satisfação de quem alimenta o ódio que ameaça desintegrar o Brasil e suas instituições. Depois de Lula vai restar uma direita atrevida,   perigosa e autoritária.. É previsível o que essa gente pode fazer com o País. 

Na prática abre-se uma avenida para os sabotadores da democracia passar, com seus pretorianos e seus vassalos  hospedados nas redes sociais e na  imprensa “global”. 

Lula não delinquiu  mais nem menos que os outros governantes. Mas tinha que ser o exemplo. O melhor exemplo. 

A decretação de sua prisão nesta quinta-feira para cumprimento a partir de sexta pode ser até uma tentativa de  mostrar que ninguém está acima da lei, ninguém que tenha sido ninguém até se tornar presidente.

 FALTOU DECORO A DAVID

Decoro, equilíbrio, compostura. São normas de comportamento exigidas de mandatários nos cargos de chefia do poder público. Virtudes que faltaram ontem ao presidente da Assembleia, David Almeida quando, diante do plenário e galeria da casa lotados de professores, partiu para agressão verbal e só foi contido quando tentou atingir fisicamente o colega Vicente Lopes.

Uma atitude descompensada e indecorosa, incompatível com o exercício do cargo.    

 APARECEU O SINÉSIO

Diante do ‘desajuste’ emocional do presidente da casa, que abalou sua base aliada,   Sinésio Campos tomou a dianteira com a questão dos professores e conseguiu levar líderes da categoria para uma reunião de pauta com deputados de oposição.

BRIGA NO TRE

A assessoria jurídica do deputado Dermilson Chagas (PEN) aguarda resposta da Mesa Diretora sobre requerimento coletivo pedindo cópia taquigráfica, fotos e imagens de vídeo da tumultuada audiência pública da última terça-feira na Assembleia Legislativa. O material servirá de base para elaboração de uma representação junto ao TRE-AM contra o deputado-presidente da Aleam, David Almeida, por conduta vedada.

ENTRE CALÇAS E TAPAS

“Vossa Excelência é um covarde” e “Vossa Excelência não honra as calças que veste”. Esse destempero verbal levou ao extremo da ética ontem os deputados Vicente Lopes e David Almeida no plenário da Aleam. A troca de tapas só não foi em frente por causa da pronta ação dos seguranças da Casa Legislativa.

“OPERÁRIOS DO PP”   

Com a ficha de filiação abonada pelo ex-vice-governador Francisco Garcia, o deputado Belarmino Lins disse à coluna que ele e o seu irmão, deputado federal Átila lins, não serão mais que “simples operários” no novo partido.  A base eleitoral de ambos no interior do Estado abrange 30 prefeitos.

FUTURO DE CASTRO

Dono de vários mandatos no Parlamento Estadual, o deputado Luiz Castro pode arriscar um voo alto nas atuais eleições. A Rede Sustentabilidade o quer na disputa por uma cadeira na Câmara Federal, para dar musculatura no Estado à candidatura de Marina Silva ao Palácio do Planalto.

 TUDO LOROTA

Um assessor econômico próximo ao governador Amazonino Mendes disse que é ‘lorota’ o que o deputado Serafim Corrêa anda falando, de que a reforma da Lei de Incentivos Fiscais é para ‘destruir a Petrobras’. “Nem o Lula conseguiu destruir a Petrobras”, disse.

ROTA E BISNETO

O ninho tucano fervilhou ontem com as desincompatibilizações do vice-prefeito Marcos Rotta e do chefe da Casa Civil, deputado federal Arthur Bisneto. Eles podem sair como opção para disputar as eleições deste ano na ‘cabeça’ de uma coligação para o governo.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Moro, prisão-de-lula

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.