Compartilhe este texto

Prefeito vai enxugar máquina e mexer no comando de secretarias


Por Raimundo de Holanda

22/12/2014 0h09 — em
Bastidores da Política



O prefeito Artur Neto inicia o ano fazendo reformas em seu governo. Antevendo dificuldades geradas pela situação econômica do país, o prefeito também vai mexer na estrutura do secretariado, promover fusões e reduzir pela metade o número de secretarias. Algumas pastas importantes, como educação, terão mudanças no comando.

PESADELO COM A DELAÇÃO SOBRE GASODUTO NO AMAZONAS

A empreiteira OAS construiu um bom trecho do gasoduto Coari Manaus. Há um temor que executivos da empresa, em troca de delação premiada, incluam novos nomes de políticos envolvidos no pagamento de propinas. A poucos dias da posse da presidente Dilma o pesadelo das delações tem deixado muita gente sem dormir.

LISTA TRÍPLICE PARA A PF SEM FONTES

A lista tríplice apresentada pela associação dos policiais federais para a troca de comando na Polícia Federal e da qual consta o nome do ex-superintendente no Amazonas,Sérgio Fontes, deve ser arquivada pela presidente Dilma, que não quer mexer, nesse momento delicado e de evidência da operação Lava Jato, na chefia da instituição. Fonte foi convidado e aceitou assumir o comando da segurança no Amazonas.

NOMES PARA MINAS E ENERGIA

A presidente Dilma deve anunciar hoje ou no máximo amanhã, o nome que vai substituir o senador Edson Lobão no comando do Ministério das Minas e Energia. O senador Eduardo Braga trabalha nos bastidores para ser o indicado, mas o apoio que tinha no PMDB e no governo vem diminuindo.

O SECRETARIADO DE MELO

O governador José Melo andou irritado com o vazamento de nomes que supostamente fariam parte de seu governo. A uma semana da posse, entretanto, se esperava uma equipe formada, à medida que os ajustes vinham sendo feitos para tornar a máquina mais enxuta. A divulgação de nomes com antecedência tem sua importância, porque dá à sociedade a oportunidade de avaliarf, ainda que essa avaliação não tenha consequências na oficialização da indicação. DOBRADINHA COM ZÉ RICARDO O petista José Ricardo tem fama de ser rápido no gatilho. Mas o líder do governo Sidney Leite mostrou que também sabe sacar com rapidez. Conclusão, os dois acabaram unificando duas propostas diferentes num projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa, que destina 60% das receitas estaduais oriundas dos royalties do petróleo e gás natural, exclusivamente para a remuneração dos profissionais da educação. Em 2011 os royalties geraram R$ 37,4 milhões e em 2013 chegou a R$ 224,2 milhões. Se não for vetado, os professores vão gostar.

LEI SANCIONADA

A Lei 1.945, do vereador Sildomar Abtibol, sancionada pelo prefeito Arthur Neto, proíbe o uso de carbureto de cálcio (CaC2) e substâncias químicas similares no processo de amadurecimento de frutas em Manaus. Como o próprio nome diz, o carbureto é uma substância carburante, mas é muito usado na agricultura para “amadurecer” as frutas antes do tempo. Com o processo a fruta perde o sabor original e pode causar até câncer, porém o que interessa para o agricultor é chegar à feira antes do concorrente.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.