Compartilhe este texto

Praciano sai da linha e é castigado pelo PT


Por Raimundo de Holanda

25/03/2014 0h06 — em
Bastidores da Política



A corrente política do PT no Amazonas está fora das decisões sobre alianças para as eleições deste ano. O Partido já decidiu que não terá candidatura própria ao governo. A corrente sindicalista, comandada por Valdemir Santana e Vital Melo deixou no escanteio as principais figuras do partido. O deputado Francisco Praciano, por exemplo, é ignorado. Na última semana ele se aliou ao “blocão” do PMDB para enfrentar a   presidente Dilma. Votou pela investigação na Petrobras e agora está sendo castigado.

ERRAMOS

Ontem a coluna informou que Herbeth Amazonas seria candidato ao governo pelo PSOL.  Na verdade Herbeth é filiado ao PSTU. O  candidato do PSOL ao governo do Amazonas será o ex-deputado Abel Alves. 

O PROJETO DE MARCELO
 
O deputado Marcelo Ramos quer botar ordem num setor que lida com o bem mais importante para a maioria da população, a habitação. Projeto de Lei de sua autoria aprovado na CCJ da Assembleia Legislativa estabelece regras para entrega de imóveis comprados na planta. “As construtoras não podem deixar os compradores à mercê dos seus prazos. Tem que haver uma ordem nessa situação de estender o tempo de entrega como querem e nada ser feito”, salienta Ramos

ESSES MENORES...

O Senado deve retornar à pauta de votação a PEC da maioridade penal, mesmo já tendo sido rejeitada na CCJ da Casa. A proposta do senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal em casos de crimes hediondos. É uma tentativa de acalmar o clamor público por mais um crime praticado por um menor infrator, que matou a namorada adolescente Yorraly Ferreira, de 14 anos e publicou as fotos na internet. Mas todo mundo sab e que a o artigo 228 da Constituição constitui-se cláusula “pétrea” e só pode ser mudando por uma nova Assembleia Nacional Constituinte.

ZONA FRANCA

Representantes de seis entidades que defendem o “IPI zero para bicicletas, partes e peças” entregaram no final da semana passada em Brasília, um abaixo-assinado que já conta com mais de 90 mil assinaturas, a quatro senadores, entre eles o petista Eduardo Suplicy. O objetivo é propor um projeto de lei para baratear o custo e incentivar o uso da bicicleta como meio de locomoção nas cidades brasileiras. Se for levado adiante e aprovado no Congresso, o projeto dos ciclistas vai beneficiar a Zona Franca de Manaus, onde se encontra o grande polo de duas rodas do país.

ARTUR REFORÇA TRANSPARÊNCIA

O prefeito Arthur Neto faz hoje o lançamento do módulo Intenção de Registro de Preço (IRP), parte integrante do Sistema de Gestão de Compras da Semad. A nova ferramenta eletrônica irá dinamizar o processo de compras no âmbito da Prefeitura de Manaus proporcionando economicidade, celeridade e segurança nas informações. O evento ocorre às 9h30 no auditório da prefeitura. 

BISNETO COLOCA BATATA NAS MÃOS DOS BANCOS

O deputado Arthur Bisneto (PSDB). resolveu apresentar, e a Aleam aprovou, projeto de lei que obriga a entrega de boletos em braile para deficientes visuais. Agora os bancos, que lucram muito e investem pouco na melhoria dos serviços que prestam à população, vão ter que se virar e meter a mão no bolso.

IDOSOS TERÃO CRECHE

Se o prefeito Artur Neto sancionar, Manaus vai ter sua primeira creche voltada para idosos com idade superior a 60 anos e com perda de autonomia física. Pelo projeto do vereador Ewerton Wanderley, a creche funcionará em horário comercial e não é permitido pernoite no local. 

CABO MULTADO

O juiz auxiliar Francisco Carlos Gonçalves de Queiroz resolveu multar o deputado Alcimar Maciel Pereira por propaganda político-eleitoral fora de época. Cabo Maciel, como é mais conhecido, vai ter que pagar a multa mínima para esse tipo de infração eleitoral: R$ 5 mil.

A TURMA DA ARENA
 
Toda a turma que organiza os eventos da Copa do Mundo em Manaus vai estar reunida hoje no plenário da Assembleia Legislativa. O presidente Josué Neto, que vem promovendo agendas positivas para manter o ritmo de trabalho em alta na casa, mesmo num ano de Copa do Mundo e eleições gerais, é o autor de audiência pública destinada a ouvir e debater com a UGP Copa e seus parceiros as ações que serão realizadas nos jogos e nos eventos paralelos. A Assembleia também é parceira na logística e mobilidade no entorno da Arena Amazônia.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.