Compartilhe este texto

Poxa, Moacir, podias ter esperado um pouco mais...


Por Raimundo de Holanda

27/07/2016 23h31 — em
Bastidores da Política



Moacir Andrade viveu para a arte e com a sua arte, de uma plasticidade única, venceu as barreiras que enclausuravam a Amazônia, mostrando ao mundo a forma rara de sua beleza cabocla.  Com a mágica do pincel extraiu da vida as cores exuberantes da floresta, dos pássaros e das festas do nosso interior.  Moacir pintou como ninguém a forma de viver do caboclo amazônico, com quem se identificava nos modos e costumes e se expressava como tal, chamando a todos de “maninho”. Suas telas estão espalhadas por todos os continentes, em galerias, museus, prédios públicos e coleções particulares. Por meio delas o Amazonas, sua gente e sua cultura são vistos e admirados em mais de 70 países. A arte imortalizou Moacir Andrade, o homem que amou tanto o Amazonas que jamais sequer pensou em deixar de viver aqui, pisando o chão descalço, como ele gostava de caminhar.

NÃO PODE, NA FAIXA AZUL NÃO PODE

Uma Kombi do candidato Marcelo Ramos trafegando na faixa azul, destinada exclusivamente a ônibus, revela o grande abismo  entre o discurso de compromisso com a cidade e o que é feito longe dos palanques.  A propósito, o candidato enviou ontem um direito de resposta  referente a nota publicada nesta coluna no dia 25.

O texto informava  que Marcelo estaria disposto  a acabar com a faixa. Ele nega, mas o episódio da Kombi merece ao menos um pedido de desculpas pela infração cometida e pelo mau exemplo dado por um dos cabos eleitorais de quem assume a condição de candidato a prefeito da cidade.   

DIREITO DE RESPOSTA 

 "O corredor exclusivo de ônibus é um dos pontos prioritários do nosso Plano de Governo na área de mobilidade urbana. Nosso compromisso é fazer funcionar de fato os corredores, mas para isso são necessários ônibus com as portas adaptadas para os dois lados. O projeto é muito mais do que pintar uma faixa azul no asfalto. O que não posso concordar é com um projeto sem planejamento como o “Faixa Azul”, com corredor do lado esquerdo numa cidade em que 90% da frota de ônibus tem as portas do lado direito. Hoje, a velocidade média dos ônibus é de 13 km/h e nosso desafio é aumentar essa velocidade consideravelmente, para alcançar mais de 30 km/h. O Brasil tem oito cidades com mais de 2 milhões de habitantes, e Manaus é uma delas. Todas, com exceção da capital Amazonense, têm corredores exclusivos. Ao contrário do que afirmou o Portal do Holanda, não vou acabar com o corredor exclusivo de ônibus. Vou fazê-lo funcionar de fato.”

Atenciosamente,

Marcelo  Ramos Rodrigues"

 BEM POUCO, MAS ENFIM...

 O torcedor amazonense finalmente tem a certeza de que poderá assistir na Arena da Amazônia ao jogo da seleção brasileira contra a Colômbia no mês de setembro. Na reunião de ontem entre o MPE e a CBF prevaleceu o bom senso, e a exigência de redução de 60% no preço dos ingressos caiu para apenas 5%. E o torcedor ganhou uma ‘canja’ no treino da equipe: vai poder assistir pelo preço de 1 kg de alimento. Na verdade foi um acordo onde a grande vencedora foi a população do Amazonas, que não esperava um posicionamento tão extemporâneo do MP. Afinal se trata de um jogo de futebol de eliminatórias da Copa do Mundo, evento cuja realização em Manaus só traz benefícios e cujos ingressos são tarifados de acordo com parâmetros das entidades esportivas.

CHARME DE CONCEIÇÃO

Educada e sempre com o sorriso aberto no contato com a imprensa, a deputada federal Conceição Sampaio (PP) não tem mais nada a ver com o grupo do senador Eduardo Braga (PMDB), pelo qual disputou as eleições de 2014.

@@@

Tanto é que suas relações com o governador José Melo (Pros) e o prefeito Arthur Neto (PSDB) nunca foram tão boas. E na última hora das convenções partidárias o seu nome também aparece no tabuleiro do jogo para a vice de Arthur.

@@@

Na terça-feira  (26), Conceição exibiu charme e ganhou elogios,  durante almoço na sede do SESC, de empresários de peso como  Roberto Tadros, presidente do SESC, Enock Luniére Alves, Aderson Frota, José Azevedo e José Fernando Pereira da Silva, da Fecomercio-AM.

@@@

No cardápio, o Projeto de Lei 559/15 que cria o Serviço Social da Saúde (Sess), além da BR-319, a expansão do PIM para os municípios da Região Metropolitana e as perspectivas econômicas para o Amazonas e o Brasil em curto, médio e longo prazos.

 A PORTA DA ESPERANÇA

É pouco, mas já é um começo. As 165 vagas abertas em empresas do Polo Industrial representam o primeiro sinal de que a crise começa a ser debelada. E o aumento na compra de insumos para a indústria revela que existe expectativa de crescimento na produção. E como a coisa funciona em cadeia, mais produção significa mais vendas e mais dinheiro circulando. Pode ser o primeiro sintoma de que 2016 não será tão negro como muitos esperavam.

DE VOLTA ÀS RUAS

Ocorrerá domingo (31), em Manaus, a manifestação nacional pró-impeachment, que terá como palco o Complexo Turístico da Ponta Negra, Zona Oeste da cidade.

@@@

O evento está marcado para as 16 horas, com a participação dos movimentos Brasil Livre, Revoltados Online, Vem Pra Rua, Direita Amazonas, Amazonas Em Ação, Papo de Direita, Nas Ruas, Avança Brasil, Real Democracia Parlamentar, Olho Fatal e outros grupos civis organizados.

“Facção criminosa”

Segundo um dos coordenadores nacionais do Movimento Brasil Livre (MBL), um dos principais líderes das manifestações de domingo no Amazonas, Kleber Romão, os movimentos populares querem que o Senado sinta a força do povo na luta para afastar definitivamente a presidente Dilma Rousseff.

@@@

Romão diz que os senadores Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Grazziontin (PCdoB) representam preocupação para a luta nacional pró-impeachment por defenderem a permanência de Dilma.

@@@

Para Romão, Vanessa continua radical defensora do PT que ele classifica de “facção criminosa”, enquanto Braga não passa de um político “medíocre, populista e perigoso por defender com fervor os governos Lula e Dilma”.

VEIA OPOSICIONISTA

Assim como os demais candidatos e pré-candidatos a prefeito de Manaus, o petista José Ricardo tem buscado junto a todos os segmentos sociais sugestões para a composição do seu Plano de Governo, que deverá ser registrado junto ao TRE por ocasião do registro de sua candidatura. Ontem ele foi à Suframa conversar com a superintendente Rebecca Garcia, que ficou muito satisfeita com o ponto de vista do deputado a respeito da relação da prefeitura com a Zona Franca. Afinal, pra não perder a ‘veia oposicionista’, em vez de pedir sugestões de como a Suframa colaborar com a cidade, ele listou uma série de ‘deveres’ que a prefeitura deixa de cumprir para com a indústria incentivada.

HABITE-SE SIMPLIFICADO 

O prefeito e pré-candidato Arthur Neto sancionou a lei do Habite-se Simplificado, que prevê celeridade na regularização de imóveis em situação irregular, construídos antes de novembro de 2002. A Lei 2155/16 oficializa a desburocratização no processo e regulamenta a legislação, possibilitando a regularização das edificações, acréscimos e reformas, além de residências que hoje estão em desacordo com a lei municipal num prazo de até 90 dias.

Siga-nos no

ASSUNTOS: faixa azul, Manaus, moacir andrade

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.