Compartilhe este texto

Um presidente com origens na Amazônia para o Brasil


Por Raimundo de Holanda

27/01/2018 21h05 — em
Bastidores da Política



 O que representaria um presidente da Amazônia para o futuro do Brasil? O equilíbrio inter-regional e o desenvolvimento efetivo e sustentável da maior região do país.

A candidatura do amazonense Arthur Virgílio às prévias do PSDB que vai definir o candidato do partido à presidência da República entrou na pauta nacional das grandes redes de tv. Ele foi destacado pelo Jornal Nacional entre os 14 pré-candidatos já declarados.

A eleição será no dia 7 se outubro, e o registro oficial dos candidatos em agosto, mas Arthur está na disputa interna do PSDB com o paulista Geraldo Alckmin, governador de São Paulo.

Afinal, o que representaria um presidente da Amazônia para o futuro do Brasil? O equilíbrio inter-regional e o desenvolvimento efetivo e sustentável da maior região do país.

Tratada como ‘reserva ambiental’ e sem políticas públicas à altura da sua importância, a Amazônia é invadida aos poucos por interesses casuístas e contrários à causa pública.

Arthur representa nessa corrida a possibilidade de quebrar  a hegemonia do Centro-Sul no comando do Brasil  e um novo tempo para um País que ainda  não encontrou seu rumo.

VITRINE PARA BOSCO 

A Segurança Pública comandada pelo vice-governador Bosco Saraiva está ocupando os noticiários de todas as mídias locais, colocando a imagem política dele como a principal vitrine do governo nestes primeiros meses da administração.

O LULA DE ONTEM

Entrevistados pelo jornal Valor Econômico, vários líderes comunitários de Brasília afirmaram que o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) “pode ser o Lula de ontem” nas eleições presidenciais deste ano. Correligionários do parlamentar classificaram de “pejorativa” a comparação.

ELEIÇÃO DE 100 MIL

Segundo o TRE-AM, a eleição suplementar no município de Novo Aripuanã, na calha do Rio Madeira,  programada para 4 de fevereiro, custará R$ 100 mil. Os candidatos Júnior Peixotinho (PMDB) e Jocione Souza  (PSDB) disputam a preferência popular nesta reta final de campanha no município.

HERBERT NO JOGO

O PSOL deverá ser a nova casa de Herbert Amazonas, que disse adeus ao PSTU. Ele analisa se sairá candidato à Assembleia Legislativa este ano ou se vai aguardar 2020 para tentar uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus.

LEI POLÊMICA

Fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e um dos articuladores da Lei da Ficha Limpa, o advogado Márlon Reis sustenta que o ex-presidente Lula está inelegível, mas pode recorrer e tentar ser candidato tirando proveito de “brechas” da lei.

Siga-nos no

ASSUNTOS: ALCKMIM, amazônia, Arthur

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.