Compartilhe este texto

Políticos e altos funcionários públicos poderão ser presos


Por Raimundo de Holanda

21/11/2015 0h23 — em
Bastidores da Política



A operação da Polícia Federal, que prendeu sete advogados e mais de 70 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas  somente em Manaus, terá desdobramentos.   Documentos falsos (atestados médicos) para conseguir alvarás que permitiam que o preso ficasse em prisão domiciliar, facilitando fugas, teriam sido obtidos com aval de médicos agora investigados. A operação pode chegar a servidores públicos lotados nos três poderes.
Uma escuta telefônica mantida entre um dos advogados presos e o traficante Gerson Carnaúba, atualmente em uma prisão federal no Rio Grande Norte, é reveladora. Nela o advogado teria pedido R$ 200 mil como garantia de que o traficante seria transferido para Manaus. A operação  não chegou a ser  realizada, mas envolveria nomes de servidores que dariam o suporte legal necessário para a transferência do traficante.
O que mais impressionou nas escutas que resultaram em tantas prisões em um único dia foi  o esquema que a FDN montou para participar do jogo politico em 2016 e 2018. Seguindo o roteiro da novela das 10 ( Regra do Jogo)  no qual  uma quadrilha trabalha para conquistar o poder politico, a FDN teria planos de trabalhar nomes para disputar  as duas eleições e defender seus interesses.
No meio politico essa revelação causou impacto. As escutas revelariam nomes de políticos conhecidos, bons de votos e com espaço em diversos partidos.   
 
RISCO EM PITINGA
 
A mina do Pitinga é uma verdadeira ‘mina de ouro’ para a Paranapanema. Lá, além do velho estanho, estão ‘depositadas’ reservas de minérios estratégicos como o nióbio e o tântalo, ambos essenciais para a indústria espacial e a tecnologia eletrônica, além de outros minerais como a zirconita e a criolita. Enfim, dizem que até ouro vem junto quando é extraído o estanho. Mas para tirar essa enorme riqueza do subsolo são necessárias escavações gigantescas e a construção de barragens para contenção de resíduos químicos perigosos para o meio ambiente. Nos 20 anos de exploração mineral as 10 barragens do Pitinga ‘envelheceram’ e agora estão entre as de maior risco no Brasil.
 
DESEMPREGO CRESCE

A nova superintendente da Suframa, a economista Rebecca Garcia, assume a autarquia no momento em que a poda de postos de trabalho bate forte no Distrito Industrial. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), das 3.769 vagas podadas em outubro de 2015, 2.147 foram na indústria de transformação, equivalente a 57% do total.

@@@@

O Caged informa, ainda,  que nos dez meses de 2015, até outubro, já foram extintos 24.974 postos de trabalho no Amazonas.

SÓ FALTA ASFALTO

O deputado federal Alfredo Nascimento (PR) informa que o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador Cândido Ribeiro, já tomou decisão liberando as obras de manutenção na BR-319, o que deve ser publicado na segunda-feira, 23, no Diário Oficial da União.

 @@@

Agora, é pressionar o Ibama para liberar o asfaltamento  total da BR-319 que há mais de 20 anos está sem trafegabilidade em boa parte de seu trajeto.

ACIMA DA MÉDIA

A pesquisa Contas Regionais, divulgadas nesta sexta-feira, 20, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que o produto interno bruto  (PIB) do Amazonas só perde para Mato Grosso e Amapá na variação anual de 2013, quando cresceu 17,3%. A média do Brasil foi de 9,1%, enquanto o PIB de Mato Grosso cresceu 21,9% e o do Amapá 18,3%.
Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.