Compartilhe este texto

Policiais não devem abrir mão de seus direitos, diz Fontes


Por Raimundo de Holanda

15/05/2015 23h49 — em
Bastidores da Política



O secretário de segurança, Sérgio Fontes,  disse ontem que os policiais civis e militares  não podem nem devem abrir mão de seus direitos, e acenou com a possibilidade de ser  restabelecido o diálogo e negociar com o governo, mas pediu compromisso com  cidade e o combate sistemático à violência.  O secretário gravou um vídeo com um apelo aos policiais. Clique AQUI e veja a mensagem do secretário.

O TAMANHO DA CRISE

O Amazonas vive os efeitos da crise econômica no país. O faturamento da indústria  caiu 14%; mais de 15 mil trabalhadores já foram demitidos; empresas  estão dando férias coletivas por falta de encomendas. O governo do Estado já perdeu R$ 237 milhões de arrecadação (10,5%) no primeiro trimestre do ano em relação a 2014. E a expectativa é que a coisa piore nos próximos meses. Mas a Polícia Militar dominada por sindicalistas-candidatos anuncia grave branca para exigir acordos que já foram negociados. Exige  até código de ética, mas lideranças  faltam com a ética ao manobrar a tropa em benefício de seus interesses eleitoreiros. Como sempre, a população vai pagar a conta.

VALE LEMBRAR

Só para encerrar o assunto. A pergunta do senador Omar Aziz ao novo ministro do Supremo, Fachin a respeito da Zona Franca de Manaus mostra a atenção e o conhecimento do representante do Amazonas em relação aos meandros políticos e jurídicos que sempre envolveram as querelas movidas pelos inimigos do modelo. Não fossem os juristas Bernardo Cabral na Constituinte de 88 e Marco Aurélio Melo na histórica defesa da ADIN de 2001, diante do Supremo,  a ZFM não seria  hoje o único modelo constitucional de incentivos fiscais no país. Hoje, como ontem, o Amazonas não está  livre  de armações políticas que exijam ações junto ao STF para defender a Zona Franca. Muito menos que elas venham ser relatadas por um ministro que desconhece o assunto.

DEFESA CIVIL É DESTAQUE INTERNACIONAL

A Defesa Civil de Manaus é destaque deste mês de maio no site da Estratégia Internacional da ONU para a Redução de Desastres. No endereço oficial da instituição, foram destacadas as ações preventivas realizadas na cidade. O site dedica espaço para a divulgação das ações desenvolvidas pelos governos locais que participam da Campanha Global "Fazendo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando".  

PERDEU PRAZO

O desembargador João Mauro Bessa, relator do pedido de inserção de propaganda partidária do Solidariedade, negou a solicitação em virtude ter sido feita fora do prazo, encerrado no dia 1º de dezembro . O Solidariedade só fez o pedido em 30 de janeiro de 2015 e ao relator só restou não conhecê-lo, conforme manda a lei.

SEM COTAS EM COARI

Em Coari, a juíza da 8ª Zonas Eleitoral, Dinah Câmara Fernandes de Souza, considerou desaprovadas as prestações de contas anuais do PTB, exercício de 2010. Do exercício de 2011, foram desaprovadas as contas do PRB,  PT, PTB, PRP e PT do B. Enquanto as contas do PSC, do ano de 2013, também não fORAM aprovada por Dinah Câmara, que também cortou o repasse de cotas do Fundo Partidário.

'TUDO QUE É SÓLIDO SE DESMANCHA NO AR'

Diz o deputado Arthur Bisneto (PSDB) que durante homenagem da Câmara de Comércio Brasil - Estados Unidos ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em Nova York, pelo título 'Personalidade do Ano’ , FHC abriu o verbo e afirmou que os avanços do Brasil desde 1988 parecem se desfazer nos últimos anos. A alfinetada só tem um endereço.

CONTRA-INTELIGÊNCIA

Enquanto o TRE/AM corta diários, o Tribunal de Contas do Estado designou o servidos Ângelo Eduardo Nunan, para participar, em Belo Horizonte, do “Curso de Capacitação em Segurança Institucional com Contra-Inteligência, Gestão de Riscos e Segurança de Dignitários”, a ser ministrado entre 10 a 15 de agosto deste ano em Belo Horizonte/MG.

@@@

Só o curso tem custo de R$ 5.334, mais passagens aéreas via TCETur, diárias e outros custos, dá pra ver que realmente é contra a inteligência do contribuinte.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.