Compartilhe este texto

Polícia precisa ser levada a sério, mas vejam o mau exemplo


Por Raimundo de Holanda

02/03/2015 0h00 — em
Bastidores da Política



Turistas que visitam Manaus  andam reclamando – e com razão – do fechamento da Delegacia da Polícia Civil no Aeroporto Eduardo Gomes (em horário no qual  deveria permanecer aberta). É que uma portaria assinada pelo delegado  autoriza os funcionários a fechar o local e retornar as  12 horas  e 22 horas, além de folga para o almoço e jantar. Fica dificil, pelo documento,  saber quantas horas de trabalho são cumpridas na delegacia.   A delegacia inova no atendimento ( quando aberta). O interessado tem que apertar uma campainha para ter acesso ao eventual investigador que se encontre trabalhando. Qualquer registro de ocorrência nesse intervalo de tempo deve, segundo a Portaria, ser feito  no DIP da Ponta Negra. Tem gente brincando de  polícia e o governador José Melo não sabe disso.

ASFALTO DESVIADO

O desvio de cinco toneladas de asfalto – foi este o registro feito pela Secretaria  Municipal de Infraestrutura à Polícia, e que estariam sendo utilizados em uma propriedade particular –  é um volume muito grande. Não passaria despercebido, como passou inicialmente,  sem     o envolvimento de um ou mais funcionários que teriam facilitado a ação,  ou  o mecanismo de controle na Secretaria é falho ou  inexistente.

 @@@

De qualquer formal a descoberta acidental do desvio fez acender  a luz vermelha e deve ajudar o Município a aprimorar o controle  sobre o uso de bens públicos que não podem terminar em quintal privado.

RECADO MALCRIADO PARA DILMA

O presidente da Indonésia, Joco Widodo, não se abalou com a recusa da presidente Dilma em aceitar as credenciais do embaixador indonésio, por causa da execução do amazonense Marco Archer, condenado e fuzilado por tráfico de drogas naquele país. Em resposta, mandou um recado malcriado para a presidente: “No meu país traficante não fica rico, não vira celebridade nem segue a carreira política”.

NAS RUAS PEDIDO DE IMPEACHMENT DE DILMA

O Dia do Impeachment promete balançar os alicerces do governo. Pelo menos 50 mil motoqueiros deverão chegar à Avenida Paulista, no centro de São Paulo, para a manifestação do dia 15 pelo impeachment da presidente Dilma. Milhares deles já estão se deslocando pelas estradas de todo ao país e mobilizando amigos e “antipetistas” pelas redes sociais. A “reunião” está marcada para uma chegada apoteótica às 15 horas, provocando um verdadeiro “terremoto” no asfalto. “Se Dilma não cair, vai balançar feio”, brincam os líderes.

 CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

Por meio de um acordo de cooperação técnica, a Assembleia Legislativa vai ceder 50 servidores ao TRE-AM para ajudar a fazer o cadastramento biométrico dos eleitores da Região Metropolitana de Manaus. Para o presidente Josué Neto, a parceria é uma forma de contribuir com a justiça eleitoral, promovendo o fortalecimento da democracia e atendendo às necessidades da população. Segundo a desembargadora Socorro Guedes, o TRE vai precisar de 500 servidores para fazer o cadastramento biométrico dos eleitores da RMM até maio de 2016.

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.