Compartilhe este texto

A poderosa Globo e suas fantásticas reportagens


Por Raimundo de Holanda

07/03/2015 0h03 — em
Bastidores da Política



 

A poderosa Globo está fazendo chamada para uma reportagem no Fantástico de domingo sobre a suposta compra de votos no Amazonas  nas eleições de 2014. Na semana passada, uma equipe da emissora esteve  em Manaus colhendo depoimentos de supostos  cabos eleitorais telefonando de um número de SP e perguntando se a pessoa havia participado da campanha do governador José Melo. Se afirmativo, informava  que havia uma “parcela” do salário ainda a ser paga e dava  o endereço para recebimento. O interessado ia e lá estava equipe de tevê para filmar a coisa. A questão é: se a Globo tinha provas  da suposta compra de votos e  não denunciou logo após as eleições, ou se foi omissa e conivente. Se não tinha, qual o interesse em colher ou “fazer” provas somente agora? Afinal, o jornalismo obscuro e o noticiário “plantado” não é bem a praia da emissora.

Boi e jabuti  

Dizem que em política até boi voa. Mas no Amazonas todo político tem certeza que jabuti não sobe em árvore. Por isso o petista Sinésio Campos ficou pê da vida quando leu o noticiário informando que um nome de dentro do BNDES poderia ser escolhido pela presidente Dilma pra dirigir a Suframa. “Como pode tá surgindo um nome de fora pra Suframa? Eu quero saber quem colocou este jabuti na copa da árvore. Jabuti não sobe em árvore sozinho”.

O grito da Marta

Ou os petistas “da pesada” estão virando a casca ou as coisas estão ficando mais feias do que se pensa. Ontem a coluna da Marta Suplicy na Folha de SPaulo publicou a insatisfação dela com o governo. "O povo, e aí refiro-me a todas as classes sociais, está ficando muito irritado com o desrespeito à sua inteligência". Para ela, a inflação a 7,7%, é um enorme desrespeito à inteligência do brasileiro. Ou seja, Marta que ganha salários altíssimos acha que tá muito maior. Agora imagina quem ganha o mínimo?

Melo ganha no TRE

O juiz marco Antonio Pinto da Costa indeferiu representação nº 2242-24.2014.6.04.0000, classe 42, impetrada pela coligação Renovação e Experiência, contra o governador José Melo, seu vice Henrique Oliveira e secretários, onde era arguida a prática de atos vedados ao administrador público em ano de eleições. No despacho, o juiz afirma a  respeito da investigação judicial solicitada que “por mais das vezes, dela se servindo os adversários políticos para constranger os governantes".

Essas mulheres

Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) não é normal que a participação das mulheres no parlamento brasileiro não ultrapasse os 10%. Vanessa afirma que as mulheres são 50% da população, mais da metade do eleitorado e cerca de 40% da mão de obra, logo, diz ela, essa participação não pode ser natural.

Uma grande frota

A presidente do TRE/AM, desembargadora Socorro Guedes, divulgou a lista dos veículos que estão a serviço da corte eleitoral. São 60 carros e 60 motocicletas, destas, dez estão em Manaus e as restantes no interior.

Sem licitação

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas contratou a empresa JAM Jurídica para ministrar treinamento a cem servidores daquela corte de contas ao custo total de R$ 100 mil. A contratação, conforme despacho do presidente em exercício, conselheiro Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior, está isenta de licitação.

Venda de alimentos

O vereador Marcelo Serafim (PSB) está mexendo com casa de caba: tem projeto para ordenar a venda de alimentos nas ruas da cidade tramitando na Câmara Municipal de Manaus. A ideia é boa, o problema é a resistência dos ambulantes de alimentos à implementação que a eventual norma legal vai enfrentar.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.