Compartilhe este texto

Pesquisa Ibope coloca Arthur a 8 pontos de vencer no primeiro turno


Por Raimundo de Holanda

16/09/2016 23h55 — em
Bastidores da Política



O prefeito Arthur Neto cresceu 10 pontos nos 24 dias que separam as duas pesquisas divulgadas pelo Ibope entre 23 de agosto  e ontem.   Passou de 32 % para 42%.  Está a 8 pontos mais um voto de vencer a eleição no primeiro turno.  Para que isso ocorra, tem que torcer para que Marcelo Ramos  caia ou se estabilize nos 20 pontos identificados pela pesquisa ibope, e os demais candidatos encolham, com o eleitorado migrando para o ninho tucano. O ibope não diz isso, mas os números que apresenta  apontam para essa possibilidade.

A pesquisa, registrada no  Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas sob o protocolo Nº AM-07879/2016 é o retrato de um momento (que passa), porque a foto seguinte é sempre diferente. Mas  os números indicam que Arthur pode ultrapassar a linha de chegada ainda no primeiro turno, dependendo dos fatores já analisados: estabilização ou queda nos números de Marcelo e desidratação dos demais candidatos.

Veja os números:

- Artur Neto (PSDB) - 42% (tinha 32)
- Marcelo Ramos (PR) - 20%( tinha 16)
- Serafim Corrêa (PSB) - 10% (permaneceu com 10)
- José Ricardo (PT) - 6%  (tinha 5%)
- Hissa Abrahão (PDT) - 5% (eram 8%)
- Silas Câmara (PRB) - 5% (eram 8%)
- Henrique Oliveira (SD) - 3% (eram 8%)
- Luiz Castro (REDE) - 1% ( ficou com 1%)
- Queiroz (PSOL) - 1%  (ficou com 1%
- Branco / nulo - 4% (eram 8%)
- Não sabe / não respondeu - 3%

 ZÉ CRESCE E ´PODE TER LULA E DILMA NA CAMPANHA

Surpreendeu os números de José Ricardo. Ele  passou de 5 para  6%,  se aproximando do terceiro colocado, Serafim Correa, que manteve os 10 pontos da pesquisa anterior. Se Zé decidir trazer Lula e Dilma para o centro de sua campanha, com gravação de programas com os ex-presidentes, vai crescer mais pelo simples fato de que seus eleitores são lulistas e entendem o impeachment de Dilma como golpe.  Mas essa á uma aposta que poucos fazem porque, dizem,  falta peito ao deputado.

A RECONDUÇÃO DE FÁBIO

A decisão do governador José Melo de optar pela permanência do procurador Fábio Monteiro no comando do MPE-AM já era esperada. Durante seu mandato de dois anos à frente do órgão de justiça, Fábio teve uma grande atuação, interagindo com outros órgãos e poderes constituídos. Com isso angariou simpatia e seu trabalho ganhou amplitude e apoio dos colegas. 

SILAS TERIA GASTO O QUE NAO DEVIA

Em sua edição online, a revista Veja denunciou uso indevido do dinheiro público pelo deputado federal Silas Câmara, candidato a prefeito de Manaus pelo PRB.

@@@

Segundo a revista, em 24 de julho, antes do início das eleições deste ano, o parlamentar usou um jatinho para ir a Autazes prestigiar o comício de um amigo e candidato a prefeito. Na ocasião, postou mensagem nas redes sociais alardeando o evento e enfatizando sua pré-candidatura à corrida eleitoral na capital.

@@@

A viagem custou 3 mil reais e foi bancada pela  Câmara Federal conforme nota de reembolso apresentada por Silas, que também cumpriu o mesmo rito em relação a outra viagem a Anori e Coari com o custo de aeronave da ordem de 9 mil reais. A imoralidade ficou por conta do evidente abuso do dinheiro público para atos de natureza política.

A BOA MÃE

A Câmara Federal concede a cada deputado uma cota mensal destinada a cobrir custos como passagens, alimentação, telefone e divulgação do mandato. Cada parlamentar amazonense abocanha a cota de 43.198 reais/mês.

@@@

A cota deve ser gasta estritamente com atividades vinculadas ao mandato legislativo, não podendo ser usada em eventos de natureza político-partidária.

@@@

Não foi o caso de Silas que, de acordo com a Veja, tripudiou sobre a regra que norteia os gastos parlamentares.

CMM VAI ACELERAR JULGAMENTO

Segundo o vereador Wilker Barreto (PHS), a Câmara Municipal de Manaus vai acelerar o julgamento de prestações de contas pendentes há anos na casa, dormitando nas gavetas da Comissão de Constituição e Justiça, com pareceres favoráveis do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.

@@@

Com o Supremo Tribunal Federal fungando no cangote, a Mesa Diretora da CMM garante que os julgamentos ocorrerão logo após o fim das eleições municipais.

@@@

As contas pendentes envolvem os exercícios de 2002 (gestão Alfredo Nascimento), 2007 e 2008 (Serafim Corrêa), 2009, 2010, 2011 e 2012 (Amazonino Mendes) e 2014 (Artur Neto).

 

 

 

 

 

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: ibope, Manaus, pesquisa eleitoral

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.