Compartilhe este texto

É na porta da prefeitura que o cidadão bate com suas demandas


Por Raimundo de Holanda

02/09/2015 0h09 — em
Bastidores da Política




Quem está disposto a disputar uma prefeitura com um orçamento ‘encolhido’ e uma expectativa de receita reduzida ? Em 2016 vai ser assim: o primeiro ano dos reflexos mais duros da crise. Prevê-se em nível nacional uma queda de até 30% no orçamento, que deve se estender às capitais; e nos municípios pequenos o arrocho vai ficar maior ainda. Ou seja, os recursos ficarão mais minguados justamente nas mãos de quem tem de resolver os problemas ‘olhando o eleitor nos olhos’. É na porta da prefeitura que o cidadão bate com suas demandas; no interior, é direto na casa do prefeito.
Mas afora esse pequeno detalhe, tem gente sim, mais do que com disposição  para tentar alcançar ou manter a cadeira de prefeito. Em Manaus, até agora, pelo menos dois candidatos vão estar no páreo direto. O prefeito Arthur Neto será um deles; o outro virá do grupo do senador Eduardo Braga. E  pelo menos mais três atuarão como ‘satélites’ para equilibrar a disputa principal.

PRESSÃO DE MELO
 
O governador José Melo foi ontem a Brasília, entre outras coisas para ‘reavivar’ o acordo feito com a presidente Dilma Rousseff na reunião com os governadores no dia 30 de julho, de autorizar a liberação de empréstimos para o Amazonas junto a organismos internacionais. A Comissão de Financiamentos Externos havia interrompido a análise dos projetos, o que iria aumentar ainda mais a demora.
 
 JOSUÉ GOVERNADOR

No seu dia como governador em exercício, o deputado Josué Neto participou ontem à noite da cerimônia de entrega de carteiras profissionais a 59 novos profissionais de educação física do Amazonas, em comemoração ao dia do profissional da categoria. Atualmente, o Amazonas possui cerca de quatro mil professores de educação física registrados no Conselho Regional.
 
VAGA NO TCE PREENCHIDA

Com o presidente Josué Neto interinamente no comando do governo, o deputado Belarmino Lins conduziu ontem a escolha do novo conselheiro do TCE-AM, Mário Manoel de Mello, que assumirá a vaga deixada por Raimundo Michiles. Belão disse que a comissão especial formada para a ‘sabatina’ protocolar dos indicados na lista tríplice, subscrita por 19 deputados, se reuniu seguindo o Regimento da Assembleia e a Constituição do Amazonas. O nome de Mário foi escolhido por unanimidade, mas só ele compareceu à reunião.

ALFREDO REFORÇA LAÇOS COM BRAGA
 
Pelo enquanto ainda não chegou à bancada do PR na Assembleia uma orientação a respeito da pré-candidatura a prefeito de Manaus do deputado Alfredo Nascimento pelo grupo do senador Eduardo Braga. O líder do partido Sabá Reis continua no posto de vice-líder do governador José Melo e atuando com desenvoltura no papel. Para ele, se a aproximação está acontecendo é coisa ainda pessoal entre Alfredo e o senador.
  PERIGOSO, MAS DIVERTIDO

Ele vestia a camisa 9 do flamengo e apareceu com uma marreta nos ombros. De repente entrou na loteria e começou a bater contra o vidro a prova de balas que protegia o caixa.  A ação foi uma surpresa. Primeiro,  porque inesperada. Segundo, porque inédita em assalto a plena luz do dia. E ocorreu como todos sabem, em Manaus. O registro é importante porque se não revela sofisticação no método utilizado e no uso de armas, apesar dos  revólveres em poder de dois outros homens que participaram da tentativa de assalto, mostra que o ambiente foi cuidadosamente estudado.  Os homens sabiam que o vidro era a prova de bala. Tentaram a marreta. Uma, duas, quatro vezes.  Podia ter cedido... O vídeo correu o mundo e foi divertidíssimo.  Reveja....

TEMPO SOB JULGAMENTO DO TCE

Dos 89 processos que serão julgados hoje pelo Tribunal de Contas está o que envolve a ex-diretora presidente do Detran, Mônica Melo. É referente ao exercicio de 2006. Nada demais. Mônica deve ter as contas aprovadas, com ressalva... O estranho é o tempo que o TCE leva para julgar um processo. No caso de Mônica são apenas 9 anos... Mas há processoS dormindo em gavetas de conselheiros há bem mais tempo - cerca de 20 anos...

ESTOQUE DA DÍVIDA
 
Fechando a primeira semana, o mutirão do “Dívida Zero” da prefeitura já chegou a R$ 27 milhões em débitos negociados e mais de 35,5 mil guias de pagamento emitidas até segunda-feira. Mas ainda é muito pouco diante do estoque da Dívida que já soma R$ 2,3 bilhões. 

CONTRA A CPMF
 
Ontem durante uma reunião com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, acompanhado de integrantes da Frente Nacional de Prefeitos, em Brasília, o prefeito Arthur Neto manteve a coerência política ao se posicionar contrário à criação de novo tributo para financiar a saúde pública no país. Quando senador, ele ajudou a derrubar a cobrança da CPMF. E embora reconheça que os municípios estão sufocados com o aumento de sua participação nos gastos com saúde, diz que “imposto para saúde é coisa do passado”.

 
PT NÃO DESISTE

Na terça-feira, 1º, o senador Jorge Viana (PT-AC) aproveitou que a reforma política estava sendo examinada no plenário do Senado Federal e apresentar emenda ao projeto para proibir doações de empresas a partidos políticos ou candidatos. Se for aprovada, o contribuinte vai bancar mais essa despesa.
 
Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.