Compartilhe este texto

Para você que está pensando votar em branco


Por Raimundo de Holanda

20/08/2017 20h57 — em
Bastidores da Política



O voto em branco, tendência de parte do eleitorado para este segundo turno no Amazonas, de acordo com os institutos de pesquisa, revela um  certo desconhecimento do eleitor quanto a política e seu papel de interferir  na administração da cidade e do  Estado.

Primeiro, porque  voto em branco não anula a eleição. O que anula são os votos anulados em razão de erros encontrados  na urna ou na folha de votação pela Justiça Eleitoral.

Segundo, mesmo que apenas 10% dos eleitores decidam comparecer para votar neste segundo turno, o vencedor será aquele que conseguir 5% dos votos mais um.

Frei Betto, que milita  nos movimentos sociais Brasil afora, costuma dizer que o cidadão, especialmente os jovens, precisa  abrir mão do  olhar ‘nojento’ que possui  com relação à política. Segundo ele “quem tem nojo da política é governado por quem não tem.”

David curtindo no Rio de Janeiro

O governador interino, David Almeida,  aproveitou o domingo para passear no Rio de Janeiro. Praticante assíduo de corrida, David aproveitou para participar da 21ª Edição da Meia Maratona Internacional do Rio, que teve como principal cenário a famosa orla da Cidade Maravilhosa. Enquanto David corria no Rio, um jovem entre 20 e 25 anos tentou correr na Compensa III da morte e não conseguiu. No Beco dos Coqueiros, perto da sede do Governo.

Wanderley Andrade entra na campanha

O cantor paraense Wanderley Andrade é um fenômeno e muito querido pelo público amazonense. Apostando no carisma dele, a campanha de Eduardo Braga divulgou um vídeo em que o cantor pede votos para o candidato do PMDB. Entre os hits de sucesso de Wanderley está “Ladrão de coração” e “Detento apaixonado”.

Amazonino foi às compras

A assessoria do candidato Amazonino Mendes fez circular imagens de um momento particular do candidato. Rigoroso com o cuidado de sua saúde, Mendes aparece escolhendo as frutas e verduras que usaria para o almoço. 

Pesquisas revelam que nada mudou

A pesquisa divulgada neste final de semana pela DMP apresenta um cenário atípico para um segundo turno. Os números estagnaram. O eleitorado parece se manter firme em suas posições, seja para apoiar Amazonino, seja para apoiar Braga ou para votar nulo.

Proibida a venda de bebida alcoólica 

A Portaria conjunta 610/17 já está publicada e proíbe a venda de bebidas alcoólicas no dia 27/08, dia da eleição, em todo o Amazonas. A proibição valerá das 2h até as 18h do domingo. Ou seja, após as 18h já vai dar para sair e comemorar a vitória do seu candidato ou afogar as mágoas se ele não vencer. A portaria foi assinada pelo presidente do TRE-AM, desembargador Yedo Simões e pelo Secretário de Segurança Pública, Dr. Sérgio Fontes.

 

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonino, Eduardo Braga, voto branco

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.