Compartilhe este texto

Pará enche Manaus de farinha. Amazonas parou de produzir


Por Raimundo de Holanda

29/04/2018 17h58 — em
Bastidores da Política



“Vamos querer que o Estado volte a produzir pelo menos farinha.” A frase do governador Amazonino Mendes leva a uma reflexão política sobre o que aconteceu com o produto símbolo do Amazonas nos últimos 15 anos. Por falta de política de incentivo ao interior.

Em abril de 2017 a área plantada de mandioca no Amazonas era de 94.883 ha, menos 45,58% em relação a 2016; a área colhida foi de apenas 86.298 ha e a produção de 832.095 toneladas.

O Amazonas teve queda de 50,04% na produção, enquanto ao nosso lado, o Pará mesmo perdendo área, se consolidava como o maior produtor do país com 5 milhões de toneladas.

Para retomar o fomento à produção, o governo está investindo este ano R$ 130 milhões no setor primário e vai distribuir sete mil casas de farinha, motores e equipamentos.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Os partidos políticos devem encaminhar até esta segunda-feira suas prestações de contas do exercício de 2017. Os diretórios regionais por meio do sistema processo eletrônico do TRE, os diretórios municipais por meio físico à Zona Eleitoral. Quem perder o prazo será intimado a entregar em 72 horas.

 MURO LEGAL

O muro da casa do governador Amazonino Mendes não é ilegal, segundo decisão do juiz da 12ª Vara do Juizado Especial Cível, Carlos Marinho Bezerra Junior. A decisão ‘derruba’ o discurso do arqui-inimigo Sabá Reis, que prometera derrubar o muro ou o governador.

 PAUTAS MORAIS

Os evangélicos do país já têm orientação para as eleições deste ano. Votar em candidatos que defendem pautas “morais religiosas”, na mesma proporção das grandes questões sociais como educação, segurança e saúde. O ‘chefão’ dos pastores Robson Rodovalho quer “o paraíso econômico sem o inferno social”.

POSSE PRESIDENTE TRE

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões e o vice-presidente, desembargador Aristoteles Lima Thury, tomarão posse no próximo dia 4 de maio. Eles foram eleitos para o biênio 2018/2020 e a solenidade acontecerá no Auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, localizado no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). 

AGORA É PATRIOTA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a alteração do nome e da sigla do Partido Ecológico Nacional (PEN) para Patriota (Patri). O pedido de mudança havia sofrido impugnação, pois outra agremiação tinha o mesmo nome, mas por não ser registrada no TSE perdeu a exclusividade pelo o uso da denominação. A moda de mudança nos nomes de partidos surgiu em 2017 com o PTN adotando o o nomes Podemos, o PTB virando Avante e o PMDB voltando a se chamar MDB. 

BRADESCO CONTAS PÚBLICAS

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou ao Banco Bradesco que forneça ao Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas dados de contas titularizadas por entes ou órgãos públicos, que são destinatárias de recursos federais. O MPF diz que "o caráter privado da relação entre a entidade financeira e o correntista sucumbe ao princípio administrativo da publicidade", já que o MPF, no exercício de suas funções institucionais, tem por finalidade apurar possíveis prejuízos ao patrimônio público. 

Siga-nos no

ASSUNTOS: FARINHAS DO MESMO SACO

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.