Compartilhe este texto

Os ‘superpoderes’ atribuidos a Waisser Botelho


Por Raimundo de Holanda

23/08/2018 20h54 — em
Bastidores da Política



O MPF tem cumprido seu papel de fiscal da lei e é alvissareira sua atuação no combate à corrupção. Mas aqui e ali há excessos. A denúncia contra o apresentador Waisser Botelho, a quem procuradores atribuem “grande trânsito político entre autoridades locais, em especial  com  Omar Aziz, ex-governador do Amazonas, hoje senador” e candidato ao governo, é um exagero e uma indisfarçável intenção de influenciar o processo eleitoral em andamento. Se não se trata de  propaganda negativa, é uma clara violação do principio da presunção da inocência.

Atribuir a Waisser superpoderes, qualificando-o como  “peça estratégica para a organização criminosa comandada pelo médico (Mouhamad Moustafa), “ao garantir tratamento privilegiado não apenas com o então governador, mas também com  agentes públicos ligados à saúde", dos quais Waisser obteria "informações privilegiadas nas contratações emergenciais e ainda   "vantagens ilícitas em licitações e contratos”, é uma presunção, não uma prova. Vir a público  como veio não parece adequado, especialmente neste momento eleitoral, em que “noticias” do tipo acabam influenciando negativamente o eleitor. 

 AMAZONINO ENCARA

O candidato Amazonino Mendes decidiu ‘encarar’ a mídia de frente, participando de entrevistas e programas nos meios de comunicação antes do início da propaganda eleitoral. A exposição diária dos adversários fez o marketing refletir e optar por acompanhar a onda.

 NOVO JUIZ

Empossado ontem na classe jurista, o advogado Luís Felipe Avelino Medina, é o novo membro substituto do TRE-AM, juntando-se ao juiz Bartolomeu Ferreira de Azevedo. Nessa classe, o titular é o juiz José Fernandes Júnior.

 FUNDOS DE CAMPANHA

Um total de 35 partidos vão receber recursos do Fundo de Campanha, que via disponibilizar o valor de R$ 1,716 bilhão para os partidos com registro no TSE. Dos 35 partidos registrados, 22 já receberam suas cotas do recurso, entre eles os chamados grandes – PT, MDB, PSDB, PP, PR, PSD e DEM.

DE OLHO NELES

A Polícia Federal está mais do que atenta, fiscalizando, de forma ostensiva, as viagens de parlamentares pelo interior do Estado neste período de campanha política. É rigorosa a checagem sobre quantidade e nomes de acompanhantes, os quais têm que estar devidamente cadastrados nos comitês eleitorais de partidos ou coligações.

@@@

O objetivo é combater esquemas de corrupção eleitoral e coibir abusos de toda sorte.

WALTER CRUZ

A exoneração do coronel Walter Cruz do cargo de diretor-presidente da Arsam e sua nomeação para o cargo de secretário de Estado extraordinário foram publicadas no Diário Oficial do Estado de terça-feira (21), divulgados na última quarta-feira (22). 

MUDANÇASALFREDO DA MATTA

O diretor-presidente da Fundação Alfredo da Matta, Francisco Helder Cavalcante, foi exonerado do cargo pelo Governo do Amazonas. A diretora técnica do Alfredo da Matta, Lucilene Sales de Souza foi designada para assumir o posto até a nomeação de uma novo diretor-presidente. Francisco Helder Cavalcante é um dos suplentes do senador Omar Aziz (PSD), candidato ao governo. A alteração foi publicada no Diário Oficial do Estado. 

MANUTENÇÃO FROTA MP

O Ministério Público do Amazonas  contratou a empresa T N Neto Eireli Epp, por R$ 770,2 mil, para prestar serviços de manutenção e correção, com prestação de serviços emergenciais até em finais de semana e feriados, com fornecimento de peças dos veículos da frota oficial da Procuradoria-Geral de Justiça. O contrato terá a duração de 12 meses. O extrato foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPAM de quinta-feira (23). 

Siga-nos no

ASSUNTOS: #eleiçoes2018, maus-caminhos, waisser-botelho

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.