Compartilhe este texto

Omar se irrita com ministro que queria fotografar enchente


Por Raimundo de Holanda

27/02/2015 0h08 — em
Bastidores da Política



Antes de concordar em oferecer ajuda aos municípios do Amazonas atingidos pelas enchentes, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi,  disse que precisava conhecer cada município e fotografar as áreas alagadas, o que irritou o senador Omar Aziz, durante reunião do ministro com a bancada do Amazonas em Brasília. Omar não se conteve e disse a Occhi  que tirar fotos e visitar cada município demandaria  tempo, que poderia significar a vida ou a  morte de cidadãos brasileiros praticamente esquecidos na região,  e que o caso era de caráter emergencial e dispensava formalidades. O ministro ficou surpreso com a inesperada reação do senador e prometeu passar por cima da burocracia e ajudar com recursos financeiros as áreas atingidas. Às vezes, para ser ouvido, é preciso ser duro.

 DESONESTIDADE INTELECTUAL

Quando todos falavam de Zona Franca, o líder do PT Sinésio Campos preferiu “cutucar” o prefeito Artur Neto criticando a falta de cuidados com a Estação Rodoviária de Manaus. Falando do abandono da estação, o baixinho disse que “passaram batom na rodoviária de Manaus durante a copa” e concluiu que “se fosse um filho bonito, tudo mundo ia querer cuidar, mas como é um filho enjeitado, ninguém quer saber dela”.

O prefeito, que logo em seguida participou da sessão de homenagem aos 48 anjos da Zona Franca, devolveu a alfinetada do petista. “A falta de honestidade intelectual do PT é tão grave quanto meter a mão no dinheiro da Petrobras”.

 REFORMA NA ASSEMBLÉIA

Os secretários Evandro Melo e Raul Zaidan protocolaram ontem   a mensagem do governador José Melo encaminhando o anteprojeto  da reforma administrativa. A forma como foi nominado pelo governo indica que o governador mantém o propósito de que a reforma seja discutida entre secretários e deputados, e aperfeiçoada para se transformar num projeto definitivo. A tramitação começa na próxima semana.

 DILMA E A BANCADA DO AMAZONAS

O vice-governador Henrique Oliveira, que participou ontem da sessão em homenagem à ZFM, na Assembleia, falou da sua experiência na defesa  do modelo como deputado federal: “a desigualdade da bancada do Amazonas em relação às demais é gritante”. Também fez uma confidência de aliado: “Durante os quatro anos do seu primeiro governo, a presidente Dilma recebeu apenas um deputado federal para uma audiência. As outras foram audiências de bancada, onde os deputados se reuniam com ela para bater fotos”. Tá explicado por que a Câmara renovada anda batendo de frente com a presidente.

MAIS UM GOLPE NO GOVERNO

Não se estimou ainda o prejuízo que poderá causar ao governo federal, mas a definição do ministro Marco Aurélio, no julgamento do RE 240.785, de que “se alguém fatura ICMS, esse alguém é o Estado e não o vendedor da mercadoria” levou o STF a decidir pela exclusão do ICMS da base de cálculo da COFINS, atingindo todas as contribuições incidentes sobre a receita, tais como ISS, PIS e CPRB. Com isso o alargamento da base de cálculo das contribuições sobre receita, começa a tomar rumo favorável aos contribuintes, mas desfavorável ao governo federal. 

SILAS NEGA SER GOVERNISTA

Com a instalação, na quinta-feira, 26, da CPI da Petrobras, que tem o deputado e ex-ministro de Relações Institucionais do primeiro governo Dilma Rousseff, Luiz Sérgio (PT/RJ) como relator, o deputado federal Silas Câmara (PSD/AM) afirma que apoia a presidente porque é do Amazonas e a zona franca foi prorrogada com a ajuda do governo Dilma, mesmo assim, Silas diz que "isso não quer dizer que sou governista.” Ah, então tá.

VANESSA DO CONTRA

O Senado Federal criou comissão para acompanhar de perto a crise venezuelana, ante denúncias de práticas antidemocráticas contra opositores do governo. O autor do projeto é o senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES) que alega o fato de a Venezuela fazer parte do Mercosul e ter que observar as exigência para se manter no bloco. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB)/AM) foi contra a criação da comissão que deve ir àquele país.

SEMICONDUTORES SEM INCENTIVO FEDERAL

No dia 28 de fevereiro a Zona Franca de Manaus completa 48 anos e o superintendente interino, Gustavo Igrejas, pode muito bem comemorar com o fato de que, na última reunião do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), dia 25, foi aprovado o projeto da Cal-Comp para produzir semicondutores na ZFM. Gustavo diz que o projeto é de suma importância, mesmo sem os incentivos fiscais do governo federal.

TV EM MANAUS

O senador Omar Aziz (PSD/AM), liderou comitiva com o deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB/AM), os vereadores Wilker Barreto (PHS/AM), e Luis Mitoso (PSD/AM), ao presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB). Eles foram tratar questões sobre a importância das TVs legislativas e da presença da TV Senado em Manaus.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.