Compartilhe este texto

O tamanho da onda de Braga


Por Raimundo de Holanda

28/07/2014 0h01 — em
Bastidores da Política



O senador Eduardo Braga comemora números de pesquisas que indicam o seu distanciamento  do principal concorrente, o governador José Melo. O entusiasmo, entretanto, esconde um temor: Braga sabe que seu adversário possui armas poderosas, das quais ele mesmo já fez uso e seu emprego adequado pode contribuir  para uma repentina mudança de cenário. Mesmo pesquisas sérias, como as realizadas pelo professor Afrânio Soares, devem ser vistas como retrato circunstancial da campanha, com  Braga surfando sozinho numa onda de popularidade que em algum momento pode perder força e jogá-lo sem prancha na praia. 

Para quem vislumbra uma vitória esmagadora, mais prudente é olhar a  velocidade do vento que impulsiona essa onda.Se mudar de rumo, é provável que pesquisas programadas para metade de agosto mostrem que há outro surfista mais apto  a enfrentar bolhas de ar que explodem debaixo da prancha, transformando ondas, como as que Braga experimenta, em espumas...

ACADÊMICOS NÃO GOSTARAM

O discurso do senador Eduardo Braga não vem agradando os meios acadêmicos. No final da semana passada ele foi convidado a mostrar seu programa de governo a um grupo de formandos de engenharia da Ulbra, mas não conseguiu convencer. Pra piorar as coisas, as conversas na plateia ficaram em torno da “decepção” dos acadêmicos com os ex-adversários de Braga que se juntaram a ele por “interesses pessoais”.

AÉCIO EM MANAUS
 

O presidenciável Aécio Neves deve visitar Manaus na primeira quinzena de agosto, para dar a largada à sua campanha na capital amazonense, onde tem como cabo eleitoral o prefeito Arthur Neto e espera contar ainda com o apoio integral da coligação do governador José Melo. O PSDB de Aécio está entre os partidos que compõem a coligação, assim como o SDD, do candidato a vice-governador Henrique Oliveira.

MUITO ESPERTO
 
Em época de eleições sempre aparece quem queira tirar vantagem das circunstâncias. Depois que a SMTU constatou como regularizados para o exercício da profissão apenas 1.679 mototaxistas, para um total de 3.303 vagas disponibilizadas por edital, o presidente da Central Única dos Mototaxistas, Vitorino Falcão já fala em pedir um novo edital para incluir os que “ficaram de fora”. E fala em mais de 6 mil condutores na categoria.

SALVOS, MAS POR QUE ?

Um artigo da Lei das Eleições que é questionado por uma Adin que tramita no STF, salvou o candidato a vice-governador Henrique Oliveira e a candidata a deputada federal Conceição Sampaio, de serem condenados por uso indevido de seus programas de televisão. O TRE-AM optou por seguir o artigo 105 A, da Lei nº 9.504/97, que proíbe o uso dos inquéritos civis pela Justiça Eleitoral.

@@@

Um juiz e um desembargador se manifestaram contrários à Lei, mas tiveram votos diferentes. Dídimo Barros Filho apontou “um vício de origem” na lei, por ter sido elaborada e aprovada por aqueles que seriam “fatalmente atingidos” (o Congresso). 
Restou ao corregedor do tribunal Mauro Bessa votar conforme sua interpretação, que o Artigo 105 A é inconstitucional, pela validação das provas colhidas através de inquéritos. Seu voto foi único.

ATO AINDA COMEMORADO
 
A Polícia Militar do Amazonas promoveu 1.972 praças, dos 10,5 mil homens do efetivo da força no Amazonas, cujo ato  foi publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira, 25. As promoções resultam da Lei de Carreira dos Praças da PM (Lei 9.044), aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador José Melo em junho deste ano. Surgiu de uma mobilização geral da categoria liderada pelo deputado Cabo Maciel.

JOSUÉ QUER MAIS QUALIFICAÇÃO
 
A política de qualificação de servidores, implantada pelo presidente da assembleia, Josué Neto, vai oferecer 11 novos cursos à distância aos funcionários do Legislativo estadual, ministrados por técnicos do Senado Federal. Os cursos, que vão desde a organização de gabinete parlamentar, até licitações e Direito Eleitoral, serão aplicados via internet, em uma parceria entre a Escola do Legislativo do Amazonas e o Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.