Compartilhe este texto

O soldado se despede do comando da tropa


Por Raimundo de Holanda

02/10/2015 0h12 — em
Bastidores da Política



Em sua breve passagem pelo comando da Polícia Militar do Amazonas, de janeiro a setembro, o coronel  Gilberto Gouvêa conseguiu mostrar que é possível comandar uma corporação que lida diretamente com o crime e a violência, sem se deixar envolver com o lado negro da ‘força’. Gouvêa comportou-se com seriedade e agiu com a dignidade de um  soldado, deixando o comando sem nenhuma suspeita que desabone a sua conduta.     

 TCHAU WALDÍVIA - Ontem, finalmente, também caiu a secretária Waldívia Alencar, da Seinfra. Esta, porém, se causava insatisfação em alguns setores, detinha apoio político de deputados do governo.
 
ROSSIELE FICA, MAS SÓ ATÉ...Não foi ainda a vez  de Rossieli Soares da Silva, da Seduc, “ganhar o beco”, como chegou a ser divulgado ontem nas redes sociais e blogs. Mas o secretário está com os dias contados.

LEONEL FRITANDO -  A queda do diretor do Detran., Leonel Feitoza, é uma questão de  horas, ou dias. De prático, é fato que ele está fritando e prestes a sair do forno
 
MELO SABE O QUE ELES FIZERAM
 
O governador José Melo tem reunião hoje com os secretários, individualmente. A conversa vai ser franca, direta, olho no olho. Alguns poderão sair da reunião direto para casa. Melo sabe o que eles fizeram no verão passado...
 
BRAGA EXPLICA. MELO FAZ
 
No seu melhor estilo de criar ‘pérolas’ sem dizer nada, o ministro Eduardo Braga creditou o aumento abusivo das tarifas de energia elétrica a “um momento de reestruturação das tarifas do setor.” Não explicou o que significa a tal reestruturação de tarifas, mas prosseguiu com duas surpreendentes revelações: “a pior tarifa é não ter energia elétrica” e “a energia mais cara é a que não existe”. E diante de tanta ambiguidade, é mais do que natural que “haja uma insatisfação” e que seis em cada dez brasileiros considerem abusivos os preços das contas de luz.
 
@@@
 
Mas enquanto o ministro se confunde com o preço das tarifas de energia, o governador José Melo encaminha à Assembleia projeto de lei reduzindo em 25% a alíquota do ICMS das contas de energia no Amazonas. O líder David Almeida explica que mesmo já tendo feito “todos os cortes possíveis e necessários” para enfrentar a crise, Melo ainda vai beneficiar a população com a redução do valor da conta de luz.
 
 MANAUS CINZA
 
A cidade de Manaus amanheceu nesta quinta-feira, 1º de outubro, encoberta de uma densa camada de fumaça, que deixou o céu da cidade cinza, o clima ainda mais abafado e com um forte odor. O fenômeno, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) é resultado da queima de vegetação em diversas regiões do Estado – baixo, médio e alto Solimões e Região Metropolitana, principalmente – agravada pelo verão intenso e a falta de ventos.
 
BARREIROS NO COMANDO DO MPF
  

O procurador da República Edmilson Barreiros Júnior tomou posse ontem, em Brasília, como procurador-chefe das unidades do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), para o próximo biênio 2016/17. A posse coletiva foi realizada com os demais procuradores-chefes eleitos em todas as unidades do MPF.
 
REAÇÃO AS QUEIMADAS
 
Diante do resultado das queimadas de todos os tipos que ontem deixaram a cidade coberta de fumaça, o prefeito Arthur Neto decidiu permitir que a coleta de lixo doméstico recolha também os restos vegetais dos quintais das casas. Arthur lembra que queimar folhas ou lixo não é uma atitude recomendada, mas reconhece que a Limpeza Pública da prefeitura deve colaborar com os moradores recolhendo os sacos com folhas, que eram rejeitados pelos coletores.
 
Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.