Compartilhe este texto

O que elas estão querendo ?


Por Raimundo de Holanda

17/05/2015 20h41 — em
Bastidores da Política



Manaus recebe hoje as lideranças do movimento por mais mulheres na política. Não há  intenção de estimular as mulheres a participar  do processo eleitoral. O movimento visa criar privilégios. Mesmo representando 52 % da população brasileira, elas têm representação pífia numa Câmara de Deputados majoritariamente masculina. Dos 513 parlamentares, apenas 51 são mulheres. A explicação é óbvia: mulher não vota em mulher.   Invés de endureceram as campanhas de esclarecimento e motivação do eleitorado feminino, as lideranças apelam para cotas. É um novo arremedo de parlamentar biônico, protegido por  Emenda Constitucional que estabeleceria  que 30%  na composição das cadeiras da Câmara  seriam destinadas às mulheres. Isso elevaria o número de parlamentares das atuais 51 para 169. Brincadeira. Alguém tem que dar um basta nisso...

O QUE O NEGÃO QUER ?

O folclore político amazonense diz que quando Amazonino nega que quer, é porque quer. O  velho Negão, aos 76 anos, apesar da diabetes e de uma intervenção coronária, vive dizendo que tá fora do jogo político. Mas suas movimentações tem sempre o mesmo foco: política. No PDT, onde tem aliados e adversários, é o nome mais forte para uma disputa majoritária. E de momento tem a garantia do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, que veio a Manaus no início deste mês, que ele terá tempo pra “amadurecer” uma decisão sobre 2016. E que ele, será no mínimo o “conselheiro-mor da gente”.  

Ou seja, o Negão que entrou prometendo a Lupi transformar o PDT “no maior partido político do Amazonas”, mas não cumpriu a promessa, ainda tem os seus encantos.

 PRIVATIZAÇÃO DAS HIDROVIAS

Diante da ameaça de privatização das hidrovias do Amazonas pelo Ministério dos Transportes, através de licitações, o deputado Dermilson Chagas promove hoje audiência pública para discutir a Privatização e Concessão para Exploração de Hidrovias, na Comissão de Agricultura , Pecuária, Pesca , Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da qual é presidente. Chagas teme que com as privatizações, os ribeirinhos do Amazonas que possuem pequenas embarcações tenham de pagar para navegar nos nossos rios.

DE ORIGEM ANIMAL

O MPF/AM reúne hoje representantes de 19 órgãos públicos e entidades da sociedade civil para formalizar a assinatura de termo de cooperação técnica que cria uma força-tarefa para fiscalização de produtos de origem animal no Estado. As entidades ligadas às áreas de meio ambiente, segurança, saúde e vigilância sanitária assistirão uma apresentação sobre as responsabilidades e condições de atuação da força-tarefa, feita pelo procurador da República Rafael da Silva Rocha, coordenador do grupo. A assinatura do documento ocorre às 15h, no auditório do prédio anexo do MPF, na avenida Efigênio Sales, 1570, bairro Aleixo.

UM PT AUTOFÁGICO

A crise provocada pelos  escândalos políticos está mostrando que o PT é um partido autofágico. Na ânsia de ocupar todos os espaços no governo, acabou focando seu poder político mais em reduzir o espaço dos aliados do que dos adversários. No vendaval da crise que começou com o mensalão, as grandes lideranças do partido foram sendo expurgadas e nomes de expressão nacional em vários campos se afastaram da militância. O último a dar sinais de fadiga com a sua própria cria é o criador, Lula. No governo, o petista “novo” Joaquim Levy tenta mostrar força carregando um fardo mais do que pesado para o seu estofo. O ajuste fiscal, que seria a solução, agora já é uma nova crise política.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.