Compartilhe este texto

O próximo prefeito de Manaus


Por Raimundo de Holanda

19/09/2016 23h50 — em
Bastidores da Política



A eleição para prefeito de Manaus será mesmo decidida em dois turnos. E isso parece bem desenhado pelas pesquisas de intenção de votos divulgadas até aqui.  

Não dá para ‘adivinhar’ quem vencerá no segundo turno, mas dá para identificar sutis mexidas que poderão se transformar em pouco tempo em redemoinho capaz de varrer sonhos e adiar projetos precoces de poder.

É o redesenho de um jogo mais definido, mais organizado, com capacidade de mobilizar um eleitorado ainda indiferente e distante.

Quem imagina que ‘já ganhou’ pode morrer bem antes de chegar à praia e com ele os que ousaram apostar naquilo que depende menos de sorte e mais de trabalho e de interação com o eleitorado. (RH)

CAICS E CAMIs FUNCIONAM

Ao contrário do muita  gente pensa, os CAICs- Centro de Atenção Integral à Criança e os CAIMI´s - Centros de Atenção ao Idoso, não foram fechados pelo Estado. Mas prevalece a contrainformação de que não estão funcionando. Os SPAs também não foram fechados.

 A INFLUÊNCIA DAS PESQUISAS

As pesquisas eleitorais sempre foram instrumento de interesses de grupos políticos e seus candidatos. Com uma forte tendência a influenciar os eleitores indecisos, especialmente aqueles que não votam em candidato que vai ser derrotado. Isso é fato que vem sendo verificado ao longo dos anos desse período pós-ditadura.

@@@

Mesmo que não ocorra a manipulação dos números no processo de tabulação e análise da coleta de campo, pesquisas direcionadas por zonas de favoritismo dos eleitores, causam impacto na escolha.

PMDB X PSDB

Se em Manaus o PMDB do senador Eduardo Braga está aliado ao PSDB do prefeito Arthur Neto, em Parintins os dois partidos são adversários. E nesta semana a candidata a prefeita de Parintins, Márcia Baranda vai receber o reforço do senador em sua campanha.

PLANO DE SEGURANÇA

O Plano Integrado de Segurança para as eleições 2016 no Amazonas vai ser apresentado hoje no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para ser validado pelo TRE-AM, pelos órgãos de segurança. O objetivo do Plano é inibir e coibir crimes eleitorais e eventuais ações que possam prejudicar o andamento do pleito no dia 2 de outubro em todos os municípios amazonenses.

@@@

Na operação será aplicado o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), envolvendo órgãos estaduais, federais e municipais. O evento será realizado às 15 horas.

É DIFICL SER PREFEITO

O senador Eduardo Braga disse, em entrevista ao Portal do Holanda, ontem, que o cargo de prefeito é  mais difícil de ser exercido do que o de ministro ou governador. “Ele tem que  prestar   serviços 24 horas por dia. O prefeito tem mesmo é que limpar a cidade, tapar os buracos, colocar transporte coletivo decente para o povo, garantir que tenhamos uma boa educação infantil e uma boa unidade básica de saúde”. 

@@@

Braga, que já foi vereador, deputado, governador, senador e ministro, também foi prefeito de Manaus de 1994 e 1996. Deve saber o que está dizendo...

ESTRELA CANDENTE

O baixo desempenho de Fernando Hadad em São Paulo, na rabeira das pesquisas de intenção de votos, deixa de orelha em pé os candidatos petistas que disputam prefeituras em diversas capitais brasileiras. Por isso, Hadad decidiu abandonar completamente a velha estrela vermelha hoje símbolo de arrogância e corrupção.

@@@    

Em Manaus, a enfeitiçada estrela de seis pontas tornou-se um sério incômodo à campanha do deputado José Ricardo Wendling.  

Siga-nos no

ASSUNTOS: bastidores da política, eleições 2016, Manaus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.