Compartilhe este texto

'O povo está enojado com todos nós...'


Por Raimundo de Holanda

09/12/2017 20h58 — em
Bastidores da Política



A ‘tucanada’ preparada pelo grupo paulista do PSDB para saír da convenção com o nome de Geraldo Alckmin ungido como candidato do partido para a presidência da República foi desfeita por Arthur Virgilio.

Entrando de ‘penetra’ na convenção nacional do partido que ajudou a construir como força nacional, o prefeito de Manaus  furou a cerca ao microfone e soltou o verbo em Brasília.

Na esteira das vaias a Aécio e o desabafo de FHC, que disse que “o povo está enojado com todos nós”, Arthur ‘freou’ a pretensão de Alckmin de sair do encontro já pré-candidato.

CONVERSA FIADA 

Dois ministros vieram a Manaus na semana passada para agendas de ‘boas intenções’ com a região. Mas como de boas intenções o inferno está cheio, todos eles repetiram o mesmo rito e trouxeram, por enquanto, apenas discursos bonitos e cobranças ‘indecorosas’.

@@@

Henrique Meirelles chegou com o rótulo de ‘bonzinho’ para ouvir sobre a ZFM, mas o que ouviu não gostou e nem respondeu ante as cobranças que são reais e necessárias.

@@@

Gilberto Kassab veio lançar o “Internet para Todos” cheio de euforia, e falou como se o Amazonas já tivesse uma boa infraestrutura de acesso à rede mundial.

Não, não temos, e somos mesmo indigentes em relação a internet no interior. E o continente amazônico vai precisar mais do que o discurso bonito do ministro para melhorar isso.

@@@

Das duas visitas, o que restou mais evidente é a força que o senador Omar Aziz conquistou junto ao Planalto, já que ambos os ministros são filiados ao seu partido.

  REALINHAMENTO NA ALEAM

A tramitação da Lei Orçamentária do governo afunila nesta semana, com as últimas passagens do projeto em pauta antes de ir para a votação no dia 20 de dezembro. Por enquanto, a novidade mais forte é o realinhamento de forças no plenário entre oposição e situação.

@@@

Será este realinhamento que vai decidir se o governador Amazonino Mendes levará vantagem na aprovação, ou se terá dor de cabeça com emendas não esperadas.

O DESABAFO DO JABUR

Preocupante o desabafo à imprensa do procurador da República no Amazonas, Alexandre Jabur, admitindo que “o estrangulamento orçamentário” engessa as ações anticorrupção de órgãos como MPF, Controladoria Geral da União e Polícia Federal. Outro agravante: a falta de qualificação de quadros para o serviço de investigação .

@@@

O desabafo de Jabur vai na contramão de estudo do Banco Mundial que aponta que os maiores salários no Brasil estão no serviço Público Federal, notadamente Ministério Público, Judiciário e  órgãos do Executivo. Exceção, como sempre, para os professores.. 

PARTIDOS ABUSAM

A propósito da Lei  12.846 (anticorrupção), geralmente não se pode contar com os partidos políticos quando se trata de dar bom exemplo no Brasil. Na verdade, eles sempre atropelam a lei, razão pela qual 19 entidades encaminharam ao Tribunal Superior Eleitoral petição que aponta problemas graves nas prestações de contas dos partidos.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: ALCKMIM, Arthur Neto, PSDB

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.