Compartilhe este texto

O pedido de socorro de Ritta Bernardino


Por Raimundo de Holanda

01/05/2016 23h31 — em
Bastidores da Política



O pedido de socorro do empresário Ritta Bernardino, em sua página no Facebook, foi respondido pelo filho, também Ritta, o Júnior, com indignação. Segundo Jr, a senha do pai foi usada de forma criminosa por outra pessoa. Dias antes o mesmo JR divulgou vídeo do  Ritta Bernardino  no qual o empresário, de viva voz, desfaz boatos de que estaria sendo mantido refém.

Mas por que o caso envolvendo a suposta doença de Ritta Bernardino e a briga dos filhos em torno de seus bens chama a atenção? Por que Ritta se tornou uma referência mundial ao construir o primeiro hotel de selva na região amazônica e tem uma história de empreendedorismo de sucesso em uma área que poucos ousaram investir.

Em respeito aos valores que o empresário representa para a cidade de Manaus, esse é um caso que suscita, aqui e ali, dúvidas diante do  manto de mistério que o envolve. O fato é que o vídeo divulgado por JR revela mais do que o que Rita diz: mostra um homem debilitado e amargurado.

Longe de duvidar o que o filho diz do pai, ou do que o pai diz de si mesmo, cabe lembrar à família que Ritta Bernardino não é apenas o patriarca dos  Bernardino. É  figura importante para a cidade de Manaus e o estado do Amazonas.

Portanto, cabe ao Estado, através de suas instituições – seja a Policia, o Ministério Público  ou a Delegacia do Idoso,  esclarecer o caso. Apenas para que não fique essa dúvida incômoda – que também afeta a própria família do empresário, sabidamente dividida.

 

O SILÊNCIO DO INOCENTE

O senador Eduardo Braga tem evitado o enfrentamento de seus piores medos. O ex-governador e ex-ministro, antes falante e dominador, agora se recusa até a fazer simples comentários a respeito do momento político do qual ele deveria estar participando ativamente. O recolhimento de Braga tem sido encarado com estranheza inclusive por seus seguidores.

OS FICHAS SUJAS

A lista de 800  fichas sujas divulgada  pelo TCE tem pouco em nenhum impacto nas  eleições deste ano. A grande maioria não é candidata ou não tem pretensões de se candidatar a cargo eletivo. Exceção para alguns casos, como o do vereador Fabrício Lima, do ex-secretário Gedeão Amorim, de Therezinha Ruiz e de Leonel Feitosa, diretor do Detran.  Ademais, é uma lista não conclusiva. O TCE tem sido benevolente com muitos gestores públicos, acusados de malversação de recursos da sociedade, mas em seguida inocentados.   

O PAÍS DA ALEGRIA

Nos tempos da ditadura militar o Dia do Trabalho era de festa para os trabalhadores. No governo dos que lutaram contra a ditadura, o 1º se tornou um dia de protestos e confrontos. É a triste realidade que o PT construiu no ‘país da alegria’, com um modo de governar para sustentara máquina de poder. Os governos de Lula e Dilma sangraram o país na jugular da economia, mas na ânsia do enriquecimento pessoal esqueceram de construir uma base política. Sempre foi um partido fraco, que viveu de nomes e não de conjunto. O resultado é o desmantelamento da nação e um 1º de Maio onde o vermelho da ideologia petista tenta manchar o verde e amarelo do Brasil.

PACOTE DE BONDADE

O presidente da Força Sindical, Paulinho da Força criticou o "pacote de bondades" anunciado ontem pela presidente Dilma Rousseff, aumentando o Bolsa Família e o Imposto de Renda. “É um ato mais de desespero e vingança do que uma medida para beneficiar a população.” A senadora Marta Suplicy disse que "pacote" mostra o "total desespero" do governo diante da iminência do impeachment. 

 

 

 

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, hotel de selva, ritta bernardino

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.