Compartilhe este texto

O nariz da Globo na Lava Jato


Por Raimundo de Holanda

26/04/2017 20h08 — em
Bastidores da Política



A decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal em mandar  soltar José Carlos Bumlai e João Cláudio Genu, condenados em primeira instância em processos da Operação Lava-Jato, não surpreendeu o mundo jurídico. Era o caminho que a lei indicava. O que surpreendeu foi a campanha da rede Globo contra a decisão. Nos telejornais os apresentadores da emissora fizeram questão de frisar que a medida colocava em risco a Lava Jato   e as decisões de Sérgio Moro. Ora, o STF é a instância superior de justiça e suas decisões devem  ser respeitadas. E Moro não é Deus. É um juiz de primeira instância, com erros e acertos. O que não pode ser colocado em risco, em hipotese alguma, é a crença na justiça, sem a qual não há democracia. 

DOIS BICUDOS
 
Belarmino Lins e José Ricardo voltaram a trocar ‘alfinetadas’ ontem no plenário da Assembleia Legislativa. Confundindo a discussão e o encaminhamento de votação do projeto que criou o Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT, Belão disse que Zé Ricardo não poderia mais se pronunciar e ouviu uma repreensão. Saiu a primeira alfinetada, de Belão: - O Sr. tem mania de querer ser o professor Raimundo. E o troco, de Zé Ricardo: – E o senhor tem muito mais. Ficou claro que são do tipo ‘dois bicudos não se beijam’.

SOBRE OS “APAGÕES”

Encrencada com uma dívida da ordem de R$ 6 bilhões envolvendo a Petrobras e a Eletrobras, a empresa Amazonas Energia não consegue mais atender as demandas da cidade de Manaus, e o resultado são os “apagões”.

@@@

O deputado Josué Neto (PSD) resolveu apelar à bancada federal do Estado no Congresso para interceder no processo antes que ocorra o pior e os “apagões” virem uma indigesta política de racionamento.

POLICIAIS MILITARES

Sugerida pelo deputado Belarmino Lins (Pros), uma Emenda Modificativa do governo ao Projeto de Lei Complementar nº 5/2017 determinou parâmetros à disponibilização de policiais militares a deputados e senadores do Amazonas em Brasília.
“Ao todo, são onze parlamentares e cada qual com direito a um policial, se assim o desejar”, disse Belão, contrário ao exagero de policiais do Estado no Congresso. O Projeto foi aprovado ontem na Aleam.

CPI DOS COMBUSTIVEIS

A CPI do Combustível começa a ser instalada hoje. Ontem o presidente David Almeida garantiu que após o pequeno expediente vai convocar o colegiado de líderes para fazer as indicações dos membros da comissão.

@@@

No início da ordem do dia convocou Josué Neto para assumir a secretaria da mesa, a fim de que o secretário e líder do governo Sabá Reis pudesse conduzir a discussão e encaminhamento das matérias do governo.

FORO PRIVILEGIADO
 
Com os três mandatários maiores do país envolvidos em processos na Justiça, o Senado aprovou ontem em primeiro turno, por 75 votos a 0, a PEC que acaba com o foro privilegiado. A regra vale para todos os políticos e autoridades, com exceção justamente aos três: o presidente da República e presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, durante o exercício do mandato.

@@@

Pouco antes, o plenário do Senado aprovou o projeto que modifica a lei dos crimes de abuso de autoridade, votado pela manhã na CCJ. 

Siga-nos no

ASSUNTOS: globo, Lava Jato, sergio moro

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.