Compartilhe este texto

O grão de milho no folclore político amazônico


Por Raimundo de Holanda

01/09/2014 0h19 — em
Bastidores da Política



O milho já se tornou  tradicional no folclore político amazônico. Na década de 60, Elias Pinto era candidato a prefeito de Santarém. Chegando à cidade para um comício, passou por um belo milharal e sentiu vontade de “obrar”. Entrou na plantação, arriou as calças, pegou  uma espiga e debulhou para se limpar. Levantou, respirou aliviado e em seguida arrancou outra espiga e colocou no bolso. Seguiu para o comício. Depois, no meio do discurso, sacou a espigona e disse: “Eu vou plantar milho aqui com sementes da União Soviética, que dão espigas grandes como essa, que mandei trazer de lá!” Ganhou a eleição, sem precisar ajoelhar no milho pela mentira.

 PARADOXOS DO GOVERNO DILMA

O teórico econômico de Marina Silva, Eduardo Giannetti mexeu com o empresariado num encontro em São Paulo ao mostrar os quatro paradoxos do governo Dilma na economia do Brasil:

1º O governo estatizante quebrou as duas principais estatais do país;

2º O governo com viés nacional desenvolvimentista foi responsável pela maior desindustrialização da história;

3º O governo com a bandeira de reduzir os juros vai entregar o país com a Selic maior do que pegou;

e 4º O governo com bandeira de crescimento entregou o menor crescimento do PIB de todo regime republicano pós-revolução.

DIREITO DE RESPOSTA

"Boa Tarde Holanda,
Considerando os termos da Coluna Bastidores do dia de hoje (domingo), dia 31 de agosto, onde há a informação do enquadramento do meu cliente EDSON BASTOS BESSA na Lei do Ficha Limpa e que o mesmo não poderia ser candidato no presente Pleito Estadual, venho solicitar Direito de Resposta, com mesmo espaço, na Coluna Bastidores, em face de informação sabidamente inverídica.
O candidato a Deputado Estadual EDSON BESSA teve o seu registro de candidatura DEFERIDO, por unanimidade, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas, entendendo o seu não enquadramento nos proibitivos da Lei da Ficha Limpa, conforme Acórdão que se segue, estando o candidato APTO.
Registre-se por fim, que desta decisão não fora manejado qualquer recurso, considerando a informação constante do Divulgacand.
Desde já agradeço o espaço.

Marco Aurélio de Lima Choy M.Sc. Advogado OAB/AM 4271
PS. Apesar de não ser meu cliente, informo que há também informação sabidamente inverídica em face do candidato FRANCISCO RODRIGUES BALIEIRO.
Naquele caso, o TRE/AM entendeu que o mesmo já cumpriu a sanção do julgamento de contas, conforme Acórdão em anexo, que, por maioria, deferiu o seu Registro.
Mais uma vez obrigado."

 TEMPO PARA ESCOLHER

Os 2,2 milhões de eleitores do Amazonas têm ainda 35 dias para ver, ouvir e analisar as propostas dos candidatos concorrentes aos cargos em disputa nestas eleições. Embora a propaganda eleitoral termine três dias antes, a campanha só termina no dia da eleição com a chamada boca de urna, ação final que muitas vezes define a vitória do candidato. No plano majoritário, a disputa pelo governo e senado se concentra nas áreas mais densas – Manaus e municípios mais povoados do interior.

@@@

Os candidatos proporcionais fazem suas campanhas em bases próprias e aproveitando a “carona” dos majoritários, para pescar votos desgarrados. Para uns o tempo é curto, mas para outros dá pra virar o jogo.

 OS LINS DIVIDIDOS

Os irmãos Lins, o federal Átila e o estadual Belarmino, estão enfrentando uma eleição atípica. Depois de mais de 20 anos mantendo suas carreiras políticas na base aliada do governo, este ano resolveram se dividir pra se garantir. Mas como cada um está de um lado com os dois candidatos que efetivamente disputam o governo, as campanhas que antes eram uma só agora estão enfrentando dificuldades para manter os votos nas mesmas bases eleitorais.

ARTUR INAUGURA COMPLEXO VIÁRIO

Está prevista para esta segunda-feira a inauguração do novo Complexo Viário 28 de Março, no entroncamento da Avenida Santos Dumont com a Torquato Tapajós. A estrutura composta por quatro alças de acesso interligadas a uma passagem de nível, vai facilitar a entrada e saída do Aeroporto Eduardo Gomes, o acesso à zona Norte e os movimentos de retorno na área. Com o custo de R$ 24 milhões, é a maior obra viária na administração do prefeito Arthur Neto.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, bastidores-da-política, Manaus, portal-do-holanda

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.